29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Covid-19

MS segue habilitando novos leitos clínicos e de UTI para tratamento de covid-19

A- A+

 Mato Grosso do Sul segue com o processo de habilitação de novos leitos clínicos e de UTI para tratamento de pacientes com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O procedimento é feito junto ao Ministério da Saúde, explicou nesta quarta-feira (15) o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

A intenção é instalar em todo o Estado 505 novos leitos, sendo 324 clínicos e 181 de UTI. “Se conseguirmos montar toda essa estrutura haveremos de ter quantidade razoável”, explicou Resende durante live nas redes sociais do Governo do Estado.  O vídeo completo pode ser conferido aqui: www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul.

Cinco municípios receberão os novos leitos clínicos. São eles Bataguassu, Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. Já os leitos de UTI serão instalados em 12 cidades: Bataguassu, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia e Três Lagoas.

O Governo do Estado está empenhado na estruturação dos sistemas de saúde para atendimento de pessoas com covid-19. Também na live de hoje (15), o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, contou que o governador Reinaldo Azambuja e equipe vistoriaram a instalação do hospital de campanha ao lado do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS).

“Vimos uma equipe dedicada, comprometida e motivada. A estrutura está praticamente pronta para atender um eventual aumento de demandas de pacientes infectados pelo coronavírus. Essa estruturação está sendo feita com bastante dedicação pela SES e seus funcionários”, disse Riedel.

O secretário ainda anunciou que a partir desta quinta-feira (16) serão liberados R$ 20 milhões para os municípios sul-mato-grossenses atuarem diante da pandemia do novo coronavírus. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares estaduais.

Ele ainda contou que a empresa Suzano, em contato com a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), fez a doação para Mato Grosso do Sul de 15 respiradores e 80 mil máscaras N95 – exclusivas para o uso de profissionais da saúde.

Até hoje, MS registrou 121 casos confirmados de covid-19, sendo que 4 deles evoluíram para óbitos. Outros 30 seguem em investigação.

Live

Diante da pandemia do novo coronavírus e da frequente necessidade de utilizar a informação como ferramenta de saúde, o Governo do Estado adotou o formato de entrevistas coletivas online transmitidas pelas redes sociais para informar jornalistas e sociedade sobre a situação da doença no Estado, evitando assim a propagação de fake news.