26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

VACINAÇÃO

Ministério da Saúde já tem doses e campanha deve ser retomada em breve

Com bom desempenho de MS, Capital encontra-se com aplicações suspensas por faltas de doses

A- A+

Paralisadas no aguardo de novas doses de imunizantes contra a Covid-19, que vem por parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, na Capital as vacinações devem ser retomadas em breve após a entrega, na manhã de hoje (14.jun.2021), de um milhão de doses da Coronavac à pasta que, agora, deve distribuir proporcionalmente aos estados. 

Segundo informações da Folhapress, o governo de São Paulo e Instituto Butantan já enviou 49 milhões de doses ao Ministério. Ainda, na próxima 4ª feira (16.jun.2021), o Butantan deve realizar a entrega de mais um lote de 1 milhão e, na 6ª (18.jun.2021), mais um lote.

Ainda ontem (13.jun.2021) Campo Grande não teve vacinação e o cenário se repete na manhã desta 2ª feira (14.jun).  Mesmo que a Capital esteja com as vacinações paradas, em Mato Grosso do Sul, com a primeira dose, já são cerca de um milhão de doses aplicadas (1.008.514). MS já distribuiu 1.447.560 de doses, de três laboratórios distintos, AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. Com cerca de 388.489 mil pessoas imunizadas com a D2, já foram aplicadas 1.397.003 de vacinas

Estimativas da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que, até o mês de setembro deste ano, a expectativa é que até 80% da população já esteja vacinada. "Este é o nosso desejo, mas precisamos lembrar que as vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde para que os estados e municípios possam avançar nos seus esquemas vacinais. Assim, dependemos da disponibilidade de doses enviadas por eles", disse o secretário Geraldo Resende

De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 35,90% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante e 13,83% receberam a segunda dose da vacina.

Confira abaixo os dados atualizados do Vacinômetro de MS: 

Dados do Vacinômetro atualizados em 14 de junho

** (Com informações Folhapress e Governo MS)