20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Dengue

Municípios deverão criar sala especial os pacientes diagnosticados com dengue

Ideia dos espaços é proporcionar um atendimento mais e eficiente, especialmente nas cidades com alta incidência do mosquito

A- A+

Durante reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (13), no auditório da Governadoria em Campo Grande, os secretários municipais foram orientados a criar salas exclusivas para o atendimento de pessoas com dengue. A ideia é disponibilizar espaços voltados para o monitoramento diário da doença e reidratação dos pacientes.

Conforme as informações divulgadas pelo titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende as salas serão criadas não apenas nos municípios com maiores índices de infestação, mas em todos. O trabalho maior agora, segundo o secretário, é do manejo clínico dos pacientes.

“Tudo o que podia ser feito nós já fizemos”, pontuou Resende, reforçando a ideia da sala para reidratação oral e intravenosa dos pacientes. “Onde essas pessoas poderão fazer uma análise diária sobre a evolução do quadro que se apresenta”.

Dengue em números - o último boletim epidemiológico da dengue divulgado pela SES aponta que Mato Grosso do Sul registrou 2.829 casos nos 43 primeiros dias do ano, média de 65,7 a cada dia. Neste mesmo período, 11 pessoas morreram em decorrência
da doença.

“Temos 11 mortes no Estado. É um número que incomoda muito e nos deixa em estado de alerta”, lamentou o secretário. Outro motivo de preocupação, segundo ele, é o perfil das vítimas. Não se trata apenas de pessoas que já tinham doenças crônicas. “Tem muita gente jovem e sem comorbidade”, diz.

Os óbitos - O último óbito registrado pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti é do menino Eduardo Borges Ortega, de 9 anos. A criança foi internada no domingo na Santa Casa de Campo Grande e morreu cerca de uma hora e meia depois. Contraprova da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que o menino morreu por dengue tipo 2.

Em Corumbá, a professora Dúnia Safa, de 24 anos, morreu vítima da doença após passar quase um mês internada com a doença.

“A população do Mato Grosso do Sul, infelizmente, não está sendo colaborativa no enfrentamento à dengue”, analisa o secretário, reforçando a necessidade das medidas preventivas.

Outra reunião com os secretários municipais será realizada nesta sexta-feira (14).