25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

OTIMIZAÇÃO

O Programa "Câncer Fila Zero" já dá resultados em MS

A fila de espera para radioterapia no MS era de cerca de 250 pacientes

A- A+

Em fevereiro o Hospital de Câncer Alfredo Abrão em parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde iniciaram o projeto “Fila Zero” com o objetivo de atender todos os pacientes que aguardavam na fila de radioterapia em 60 dias, cumprindo a Lei nº 12.732/12.

A fila de espera para radioterapia no MS era de cerca de 250 pacientes e, após um mutirão de atendimento, todos receberam o primeiro atendimento com os médicos raditerapeutas e já tiveram seu tratamento planejado e iniciado no HCAA.

Baseado em guidelines, os pacientes foram classificados conforme a gravidade de cada caso e com o planejamento para que todos fossem tratados em até 60 dias. Para isso foram organizados três turnos de atendimento nos serviços de radioterapia que fornecem serviços aos pacientes do SUS.

O Diretor Geral do HCAA, Dr Gustavo Medeiros declarou que, “não estamos medindo esforços para realizar o atendimento para todos os pacientes do estado que necessitam de radioterapia, formando equipes para sessões s em 3 turnos, com atendimento de 06h às 23h, e estamos desenvolvendo novos processos para que não haja mais fila de espera”.