18 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

QUARENTENA

Prefeitura de Campo Grande usa escolas para abrigar população de rua

Em prevenção ao coronavírus equipes da Secretaria de Assistência Social fazem as abordagens e transportes até os abrigos

A- A+

Escolas municipais estão sendo usadas como abrigo para isolamento social de moradores de rua e imigrantes de Campo Grande. O objetivo é evitar que essa população fique doente e transmita o novo coronavírus. As aulas estão suspensas na cidade em função da pandemia de covid-19.

"Nós estamos preocupados primeiro com a saúde deles e depois com a transmissão do coronavírus. Para sensibilizá-los e convencê-los a sair das ruas, nós estamos arrumando alojamento nas escolas que estão com as aulas suspensas", disse o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

De acordo com a prefeitura de Campo Grande, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão responsáveis pelas abordagens, pelo transporte até os abrigos, pela alimentação, higiene e demais cuidados com os moradores de rua e imigrantes. Cerca de 100 já foram levados para os novos alojamentos.

"Em cada sala de aula nós estamos fazendo um dormitório. Eles recebem orientação médica, psicológica, alimentação, segurança pública e ficam isolados", explica o prefeito.

São feitas abordagens diariamente, sendo respeitado o toque de recolher imposto pela prefeitura. O atendimento será feito por assistentes sociais, psicólogos e cuidadores. "A recusa tem sido a mínima. Quando a gente leva eles para as escolas eles ficam agradecidos", comemora Marquinhos.

Conforme o prefeito, os moradores de rua e imigrantes serão distribuídos em seis locais, nas sete regiões da cidade, entre eles: Centro de Triagem do Migrante e População em Situação de Rua, no Jardim Veraneio, e as escolas dos bairros: Dom Antônio Barbosa, Portal Caiobá e Jardim das Macaúbas.

COVID-19 EM MS 

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde terça-feira (24), há em Mato Grosso do Sul 24 pessoas com a covdi-19. Há ainda 38 casos suspeitos.

Fonte: G1 MS.