18 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

CORONAVÍRUS

Quebra do isolamento, faz Covid-19 saltar de 66 à 80 casos em MS

Duas mortes confirmadas e boletim de hoje traz número alarmante com aumento de 14 casos em 24h

A- A+

Apesar do apelo das autoridades e especialistas em saúde para que a população fique em casa e Mato Grosso do Sul já contabilizar duas mortes pelo Covi-19, o estado ocupa o segundo lugar no ranking dos estados brasileiros com pior taxa de isolamento. E somente nessa terça-feira (7.abril) o resultado da irresponsabilidade refletiu-se em números alarmantes. MS registrou 14 novos casos de covid-19 em apenas 1 dia. No boletim epidemiológico de ontem, segunda-feira (6.abril), a secretaria estadual de Saúde apontava que o estado tinha 66 registros. Já no boletim de hoje, o número passou para 80, o que representa um crescimento de 21,21%.

Com média de 48,20% da taxa de isolamento registrada nesta segunda-feira (6.4), o estado perde apenas para Tocantins com taxa de 46,70%. Diante das estatísticas que apontam para um possível pico da pandemia em MS que pode sobrecarregar o sistema de saúde, o governador Reinaldo Azambuja reforça a gravidade da situação e pede que a sociedade tenha atitudes conscientes e responsáveis nesse momento de crise mundial.

O monitoramento por geolocalização coloca Campo Grande como a 36° cidade do estado no ranking, com 47,90% da taxa de isolamento nesta segunda-feira (6.abril). No comparativo com o mesmo dia de semanas anteriores, o isolamento foi o menor de todos. A segunda-feira (30.março) registrou taxa de isolamento de 49%, enquanto a segunda (23.março) foi de 55%.

O MONITORAMENTO

A ferramenta será utilizada de maneira interna e estratégica pelo Governo do Estado para direcionar ações de enfrentamento ao Coronavírus nos municípios e regiões com menos adesão ao isolamento.

A startup disponibilizado pela In Loco, permite que o governo mapeie a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas, e identifique as localidades que estão cumprindo ou não os protocolos de distanciamento social. Os dados são cruzados com os dados da SES de casos notificados, suspeitos e confirmados, e irão contribuir para a tomada de decisões.

A tecnologia foi desenvolvida para respeitar a privacidade das pessoas. Isso significa que a empresa não consegue identificar diretamente os usuários dos smartphones mapeados. “A única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, não temos acesso aos dados de identificação civil como nome, RG, CPF e endereço de e-mail, por exemplo”, explica o CEO da In Loco, André Ferraz.

O projeto direcionado ao combate do coronavírus, respeita não apenas a privacidade dos indivíduos, mas todos os aspectos legais previstos na Constituição Federal, Marco Civil da Internet, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil e se enquadra na Lei Geral de Proteção de Dados que entrará em vigor em agosto de 2020.