20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

CIA DANÇURBANA

Reestreia 'Projeto Singulares – Mostra de Solos' de dança na Capital

A entrada é gratuita e as apresentações acontecem nesse final (de 13 à 15, março) de semana na Casa de Ensaio

A- A+

De sexta (13) à domingo (15), a partir das 19h30, a Cia Dançurbana leva ao palco o ´Projeto Singulares – Mostra de Solos´. Serão seis apresentações: na sexta, às 19h30, Ralfer Campagna apresenta ´Dançar as fúrias´ e, às 20h30, Adailson Dagher interpreta ´Sob controle´. No sábado, 19h30, Rose Mendonça apresenta ´Nu(m) corpo só´ e, às 20h30, Ariane Nogueira dança ´A pele de dentro´. No domingo, 19h30, tem Livia Lopes com ´Euphoria´ e, 20h30, Jackeline Mourão com ´Talvez seja isso´. A entrada é gratuita e as apresentações acontecem na Casa de Ensaio.

O projeto nasceu a partir do espetáculo ´Singulares´, criado pelo grupo em 2012. Nos últimos anos a companhia tem revisitado alguns trabalhos de seu repertório e, ao olhar para ´Singulares´, surgiu a ideia de transformar este trabalho em um projeto de solos, que pudesse contemplar um dos propósitos da companhia de continuar despertando a autonomia dos intérpretes criadores para que eles possam criar seus próprios trabalhos, falar sobre os seus desejos e vontades. Assim, a mostra busca dar voz as singularidades dos intérpretes criadores da Cia Dançurbana.

SOLOS

Os solos transitam entre questões de gênero, feminismo, artes visuais... Até a transversalidade de linguagens. Em ´Dançar as fúrias´, Ralfer Campagna se apresenta, performa a respeito das pessoalidades. Expõe-se. Este corpo que quer ser o que quiser. Quer despir-se de rótulos fechativos. Quer celebrar. Por sob as opressões, sobreviver, viver, (re) existir. Um corpo assim que festeja com o que restar. No solo ´Sob Controle´, Adailson Dagher busca retratar o nosso comportamento na sociedade, entre o sano e o insano. No espetáculo ´Nu(m) Corpo Só´, Rose Mendonça propõe investigar a ancestralidade a partir de memórias corporais de corpos femininos que resistem, geram, reagem e acolhem; num só corpo, numa só mulher.

Inspirada em alguns orixás mulheres, no espetáculo ´A pele de dentro´, Ariane Nogueira traz a força e a presença energética corporal de mulheres negras e guerreiras, para compor cenicamente a busca pela identidade corpórea. Em ´Euphoria´, Livia Lopes se inspira nas obras de Jean-Michel Basquiat, artista plástico negro, trazendo questões como o Ser político, o negro sendo negro, entre outras. E, no solo ´Talvez seja isso´, Jackeline Mourão mergulha em todos os processos criativos pelos quais já passou trazendo para cena essas memórias. Nos intervalos e depois das apresentações haverá venda de comida e bebida e, música para curtir.

SERVIÇO

A Cia Dançurbana reestreia o ´Projeto Singulares – Mostra de Solos´ neste fim de semana, sexta (13), sábado (14) e domingo (15), sempre às 19h30, na Casa de Ensaio (rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambai). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos a partir das 19 horas de cada dia. Os solos de sexta-feira e de sábado têm classificação indicativa de 16 anos e os de domingo, classificação livre. Mais informações nas redes sociais da Cia Dançurbana fanpage e instagram, pelo telefone: (67) 99238-2829 ou pelo email contato.dancurbana@gmail.com. 

APOIO

Casa de Ensaio

REALIZAÇÃO

Cia Dançurbana

CO-REALIZAÇÃO

Sesc Cultura MS / SESC MS

TEXTOS E PROJETO GRÁFICO

Maíra Espíndola