02 de maio de 2024
Campo Grande 31ºC

PROGRAMA SOCIAL

Riedel: 'Olhar para os mais carentes é obrigação do poder público'

Primeiro ano do Mais Social reforça importância do programa que já chega a 80 mil beneficiários

A- A+

O pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel, destacou a importância de programas sociais que deem apoio à população carente, especialmente em tempos de crise sanitária e econômica. Riedel comemorou o primeiro ano do Programa Mais Social, completados nesta terça-feira (5.abr.22). (Eias a íntegra)

“Sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja, a lei 5.639/21 estabeleceu um programa social que já é referência nacional e está proporcionando comida na mesa de ao menos 80 mil famílias sul-mato-grossenses.  A meta, a ser alcançada ainda neste primeiro semestre, é de 100 mil beneficiários", introduziu.

Falamos bastante do Mais Social aqui no MS Notícias, desde o seu lançamento até a aprovação da Lei.  Riedel prometeu que nos próximos anos a gestão estadual irá continuar focada em programas da natureza desse, considerado por ele, um sucesso. "Nos próximos anos vamos continuar focados neste e em outros programas que garantam dignidade as pessoas", afirmou o pré-candidato.

Clara Ruiz, de 44 anos, é dona de casa, moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Porto Murtinho. Ela foi beneficiada com o programa, lançado no auge da pandemia. “Desde que o Mais Social entrou na minha vida, melhorou bastante as condições alimentares da minha casa. Estou desempregada e moro de aluguel. O benefício do Mais Social veio para me ajudar a dar uma forma melhor de alimento para minha família”, explicou. 

O programa é permanente e paga R$ 300 mil por família a famílias de baixa renda em MS. Graciele Ribeiro, de 38 anos, mãe de quatro filhos e moradora do Bairro Bela Vista, em Três Lagoas, narrou como estava a vida antes do programa. “Era muito difícil sem o Mais Social e com a vinda da pandemia tive ainda mais dificuldade para comprar mistura e leite para minha família. Hoje o Mais Social me ajuda a fazer uma compra no mercado e até com o gás. O Mais Social é muito importante não só para mim, mas para muitas outras famílias que necessitam”, opinou.  

Aparecida do Carmo, de 57 anos anos, moradora do Bairro Flavio Derzi, em Sonora, é mais uma beneficiária do programa que contou como sua vida melhorou com esse Programa implantado pelo governador Reinaldo Azambuja. “Antes do programa tinha mais dificuldade na alimentação e hoje está melhor”. 

A lavadeira, Dulce Dias Leonardo, de 53 anos, moradora de Mundo Novo, no Jardim Felix, também relatou que antes do Mais Social era muito difícil. “Depois desse benefício, melhorou muito”. Dulce conta que sua filha faleceu em um acidente de moto, e agora ela é a responsável por suas duas netas. “Compro leite e fraldas para elas, com dois e cinco anos. Só eu que cuido delas. Com o Mais Social melhorou muito. O Mais Social é maravilhoso e importante como ajuda”, finalizou.

MAIS SOCIAL 

O Mais Social é um auxílio pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. O programa paga R$ 300 mensais para beneficiários que têm renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mínimo. As 100 mil famílias beneficiárias do Mais Social estão sendo extraídas conforme dados disponibilizados pelo CadÚnico.

Equipes da Sedhast estão realizando o contato com os beneficiários, portanto é necessário aguardar a visita desses grupos de trabalho que estarão devidamente identificados e respeitando as normas de biossegurança adequadas ao atual momento de pandemia.

Dúvidas sobre o Mais Social podem ser sanadas pelo telefone 3368-9000.