19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

ALIMENTAÇÃO

Saiba escolher as frutas da estação que reforçam a imunidade

Especialista aponta dicas para manter dieta equilibrada e a saúde em dia durante o outono

A- A+

Estamos em pleno outono e as próximas semanas podem ser decisivas para quem quer aproveitar os alimentos típicos desta estação com o objetivo de reforçar a imunidade, ou mesmo manter a saúde em dia. Uma das orientações é aproveitar as frutas da estação, o que representa mais economia no bolso, em função da boa oferta e os preços menores que em outras épocas do ano.

Conforme a nutricionista do Fort Atacadista, Bruna Janaína da Silva, o momento não é ideal para realizar dietas restritivas, pois elas abalam a imunidade e, principalmente em tempos de pandemia, isso pode se tornar um grande problema. Mas, é essencial manter bons hábitos e alimentação equilibrada para manutenção da saúde. “Os alimentos da época, que são mais facilmente encontrados, possuem melhor qualidade, e preço mais baixos”, aponta.

Entre as frutas que estão mais acessíveis neste período, estão o abacate, laranja, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pêra, tangerina e uva, ameixa e mamão. Bruna ressalta que consumir alimentos in natura sai mais barato do que consumir alimentos industrializados, que necessitam de processos e embalagens. Logo, o preço não é desculpa para não ter uma alimentação saudável.

As frutas, principalmente as mais cítricas, possuem vitamina C, responsável por impedir as inflamações no organismo e melhorar os mecanismos de defesa, fortalecendo assim o sistema imunológico e diminuindo o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras enfermidades. “Por isso, é muito bem-vindo o consumo de laranja, limão, tangerina, kiwi, uva, ameixa entre outros”, esclarece a nutricionista. 

Além disso, o consumo desses itens ajuda a manter os níveis de glicemia equilibrado, fazendo com que haja distribuição gradual e mais lenta de toda a energia ingerida, e assim, o corpo passa a ter tempo para, aos poucos, gastar essa energia. A nutricionista elencou as propriedades e benefícios de três frutas que são facilmente encontradas nas gôndolas de supermercados e atacarejos durante este período. Confira: 

Laranja: Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes.

Mamão: Melhora o trânsito intestinal, por ser rico em fibras e em água; melhora a pele e a visão, por ser rico em vitamina A; fortalece o sistema imunológico, por ter boas quantidades de vitamina C; auxilia o funcionamento do sistema nervoso, por ter vitaminas do complexo B.

Abacate: Essa fruta ajuda na metabolização do colágeno — substância que dá firmeza à pele. Graças à vitamina E, o abacate age como anti-inflamatório natural. A fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse. Por ser rico em cálcio, o abacate tem ação direta nos ossos e articulações; também é excelente fonte de recuperação dos tecidos que revestem o músculo. Por ser rico em fibras, o abacate gera sensação de saciedade quando consumido. Com isso, há redução de apetite e natural emagrecimento. O ômega 3 do abacate melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração e também a memória. 

Onde encontrar: Os atacarejos são opções para aqueles que querem iniciar uma vida saudável e, ao mesmo tempo, economizar e levar para casa frutas, legumes e verduras fresquinhas. Na rede Fort Atacadista, que possui sete lojas em Campo Grande, o cliente pode aproveitar o mix de produtos e levar para casa uma alimentação mais balanceada. Em Campo Grande, as lojas do Fort Atacadista ficam localizadas nos seguintes endereços:

As unidades do Fort Atacadista em Campo Grande funcionam nos seguintes endereços:

Loja 89 - Parati: Rua da Divisão, 1208

Loja 78 - Tiradentes: R. Antônio Bicudo, 112 - Jardim São Lourenço.

Loja 170 - Coronel Antonino: R. São Borja, 586 - Vila Rica

Loja 76 - Getúlio Vargas: Av. Pres. Vargas, 1336 - Papa João Paulo II

Loja 77 - Shopping Norte Sul Plaza: Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300

Loja 180 - Guanandi: Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 - Jardim Jacy

Loja 100 - Moreninhas: Av. Gury Marques, 4855.