05 de dezembro de 2020
Campo Grande 30º 24º

Coronavírus

Simulação mostra como coronavírus circula pelos corredores de supermercados

Imagens mostram nuvem de coronavírus se alastrando em grande área após um espirro

Cientistas da Universidade Aalto, na Finlândia, criaram um vídeo que mostra como o coronavírus (covid-19) pode se espalhar por dois corredores de supermercados e infectar consumidores por até 6 minutos.

“Alguém infectado pelo coronavírus pode tossir e se afastar, mas deixa para trás uma nuvem com partículas extremamente pequenas carregando o coronavírus. Essas partículas podem acabar no trato respiratório de outras pessoas próximas ‘, disse o professor assistente da Universidade de Aalto, Ville Vuorinen, à revista Vogue.

Jussi Sane, especialista chefe do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar, disse: “os resultados preliminares obtidos destacam a importância das recomendações de que você fique em casa se não estiver bem e mantenha distância física com todos. As instruções também incluem tossir na manga ou em um lenço de papel e cuidar de uma boa higiene das mãos.”

O vídeo (assista abaixo)  mostra que as gotículas se espalham por mais de um metro e meio atrás de você enquanto você caminha após um espirro. A nuvem carregada com covid-19 demora até seis minutos para se dissipar.