18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Campanha da Hanseníase tem grande adesão em Porto Murtinho

A- A+

Foi intensa e de grande aceitação na comunidade a campanha de prevenção e combate à hanseníase, desencadeada na manhã desta sexta-feira (07/02) pela Prefeitura de Porto Murtinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Desde bem cedo as equipes da Secretaria, unidades básicas e Hospital Oscar Ramirez, em frente à Praça Thomaz Larangeiras, distribuíam material impresso com informações objetivas e ilustrações sobre a doença, desde suas primeiras manifestações até as providências a tomar para buscar o diagnóstico.

A iniciativa da campanha e as formas de abordagem foram muito elogiadas pelas pessoas que passavam nas proximidades da praça. Muitos condutores permitiram que inscrições de conscientização com material fácil de apagar fossem feitas em seus veículos. Além da abordagem nas ruas, também foram feitas palestras rápidas para quem estava sendo atendido nas unidades de saúde.

O secretário de Saúde, Frank Salazar, participou da ação, junto às coordenadoras Dirlene Guimarães (Hanseníase), Bruna Antunes (Ação Básica), Sílvia Dias (Vigilância Epidemiológica), Ana Paula Bittencourt (Saúde Bucal) e Dircele Areco, chefe da Divisão de Planejamento, enfermeiras, técnicos, agentes comunitários e auxiliares administrativos. Em Porto Murtinho, a rede pública municipal trata de seis pessoas diagnosticadas.

De acordo com o secretário, outras mobilizações serão realizadas para esta e outras doenças que exigem do poder público atenção especial. “É importante mobilizar as pessoas. E o volume de adesões e de interesse das pessoas que entraram nessa campanha de hoje, dá a idéia da disposição do povo de fazer sua parte e orientar-se cobre como fazer a prevenção, que é o melhor tratamento”, afirmou Frank Salazar.

Edson Moraes especial para MS Notícias