22 de junho de 2021
Campo Grande 28º 16º

CCZ realiza mutirão e oferece xames gratuitos de sangue em cães neste sábado

A- A+

Um mutirão está sendo realizado hoje pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em Dourados, oferecendo exames gratuitos de sangue em cães, com objetivo de combater casos de leishmaniose registrados este ano.

De acordo com o supervisor de área do CCZ, Nilton Silva Figueiredo, o resultado sai em 15 minutos. As equipes estarão na Praça Antônio João, centro da cidade. Segundo o Dourados Agora, os oito casos de leishmaniose visceral acometeram pessoas que moram no Jardim dos Estados, Vila Valderez, Jardim Independência, Santa Maria, Altos do Indaiá, Vista Alegre - imediações do Jardim Rasslem, Jardim Cuiabazinho e região da Vila São Braz.

O depósito do protozoário leishmania é o cachorro. O animal contaminado, se picado pelo mosquito Flebótomo - que se prolifera em meio a matéria orgânica - inicia vários ciclos de infestação entre os humanos.

Omunicípio registra três casos suspeitos da febre chikungunya. Um suposto quarto caso foi descartado, segundo a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva.

Os três pacientes com sintomas da chikungunya, que se assemelha à dengue, são moradores no Jardim Maracanã, Piratininga e Vila Santa Catarina que fica na região das vilas Vieira e Industrial. Os laudos ainda não foram emitidos pelo laboratório especializado, na Capital.

Dany Nascimento