26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Chuva forte volta a “aterrorizar” cidades do interior e trecho da BR-163 em Itaquiraí cede

A- A+

A chuva não tem dado trégua neste mês de dezembro em Mato Grosso do Sul. Desde o último sábado (5), Campo Grande e mais 15 municípios do interior decretassem estado de emergência, e este fim de semana, com chuva novamente, mais tragédias foram provocadas em várias cidades como nesta sexta-feira (11),  em Amambai, Deodápolis, Ponta Porã e Juti.

Informações preliminares apontam que a Defesa Civil teve que atuar contra barragens interrompidas, carros atolados além de vários imóveis destruídos pela força da água. Em Itaquiraí, no KM 49 da BR-163 entre Itaquiraí e Eldorado, pista, sobre rio Morumbizinho, cedeu e cratera se abriu interditando completamente o trecho da BR.

Na última sexta-feira (11) Bernal confirmou que buscará em Brasília aproximadamente R$ 20 milhões, após ter decretado situação de emergência no município em funções das danificações em pavimentação Asfáltica, queda de alambrado de córrego dentro outros. “Os levantamentos técnicos já foram concluídos. Na semana que vem  irei a Brasília  para buscar esses recursos e buscar  inclusive a homologação desse decreto para situação de emergência”, disse. De acordo com chefe do Executivo, os serviços serão contratados por um período de 180 dias.

Já o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) esteve em Brasília esta semana para garantir recursos para recuperação de estras vicinais, pontes e casas destruídas nos 15 municípios mais afetados pela chuva. Apenas com pontes, estimativa de custo é de R$ 30 milhões.