26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Cursos técnicos à distância do IFMS tem 1,6 mil vagas abertas

A- A+
IFMS

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu ontem processo seletivo com 1.630 vagas em cursos técnicos à distância, oferecidos por meio do programa Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação. As vagas são para os cursos de Administração, Automação Industrial, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática e Serviços Públicos. A oferta contempla 14 municípios do Estado.

As inscrições devem ser feitas pela internet entre os dias 5 e 19 de janeiro de 2015 e são gratuitas. O único requisito para participar da seleção é ter concluído o ensino médio.

O edital com os locais de oferta em cada município, dias de aula e todas as regras da seleção está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O IFMS destina metade das vagas é destinada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Desse total, reserva-se cotas a estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.

No momento da inscrição, o estudante deverá fazer a opção por “Beneficiário de Ação Afirmativa”. A condição deverá ser comprovada documentalmente no ato da matrícula.

Seleção – A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico aberto ao público no dia 26 de janeiro, na Reitoria do IFMS, em Campo Grande.

O resultado tem previsão de ser divulgado no dia 3 de fevereiro. A matrícula está prevista para os dias 5, 6 e 9 do mesmo mês.

Cursos – São semipresenciais, com aulas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Uma vez por semana, o estudante deve participar de encontros nos polos de ensino.

São ofertados por meio da Rede e-Tec Brasil, que busca democratizar o acesso ao ensino profissionalizante com a oferta de cursos gratuitos na modalidade a distância.

Vagas

Município Cursos Vagas
Aquidauana Edificações 40
Manutenção e Suporte em Informática 40
Batayporã Manutenção e Suporte em Informática 40
Serviços Públicos 40
Brasilândia Administração 40
Serviços Públicos 40
Campo Grande Administração 40
Automação Industrial 115
Edificações 115
Manutenção e Suporte em Informática 40
Serviços Públicos 40
Corumbá Administração 80
Automação Industrial 40
Edificações 40
Manutenção e Suporte em Informática 40
Serviços Públicos 40
Coxim Administração 80
Serviços Públicos 80
Dourados Administração 40
Serviços Públicos 40
Ivinhema Administração 40
Serviços Públicos 40
Ladário Serviços Públicos 40
Nova Andradina Manutenção e Suporte em Informática 40
Serviços Públicos 40
Pedro Gomes Serviços Públicos 40
Ponta Porã Administração 40
Serviços Públicos 40
Rio Negro Administração 80
Serviços Públicos 80
Três Lagoas Automação Industrial 40
Manutenção e Suporte em Informática 40

 Leide Laura Meneses