MS Notícias

quarta, 03 de junho de 2020

Caarapó

Exemplo de gestão responsável, Caarapó figura entre os 26% dos municípios brasileiros sem pendências

Por: CaarapoNews26/02/2020 às 16:25
ComentarCompartilhar

O município de Caarapó está entre os 1.463 municípios brasileiros sem pendências no CAUC – Sistema Auxiliar de Informações para Transferência Voluntárias, órgão da Secretaria do Tesouro Nacional. Esse número representa 26,28% dos municípios brasileiros em dia com o sistema, contra 4.104 municípios com pendência com o órgão federal, ou 73,72%. Ao todo, o Brasil possui 5.570 municípios.

O prefeito André Nezzi (PSDB) comemora o fato, recentemente divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional. “Nesse curto período em que estamos à frente da administração municipal de Caarapó, sempre buscamos a responsabilidade e a transparência”, disse o dirigente. “Estamos atentos aos compromissos, adequando a nossa folha de pagamento aos limites legais, estamos em dia com a previdência e, apesar das dificuldades, estamos implantando obras e oferecendo os serviços que são de responsabilidade do Poder Público”, acrescentou.

“Agradecemos o apoio da Câmara de Vereadores, o trabalho dos nossos secretários e suas respectivas equipes, mas especialmente a população, que tem compreendido o nosso jeito de governar, dando o respaldo necessário às nossas ações, o que nos dá   continuarmos nesse caminho”, destacou o mandatário.

CAUC   

O CAUC é um serviço do Tesouro Nacional que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e de organizações da sociedade civil (OSC), necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

A informação de regularidade ou pendência é definida por cada órgão e só é informada no CAUC quando o órgão atualiza seu próprio sistema. Vale destacar que a publicação dos relatórios está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Nesse caso, a União só transfere recursos financeiros, de modo voluntário (transferências voluntárias ou "convênios") se os municípios tiverem satisfeito as exigências definidas como requisitos obrigatórios.

O CAUC simplifica, portanto, a verificação do cumprimento das exigências estabelecidas pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e demais legislações aplicáveis.

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma