18 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

TRÊS LAGOAS

Primeira Biblioteca Comunitária da Cultura Africana de MS é inaugurada no interior

Projeto nasce em meio à comemoração do Dia da Biblioteca, celebrado hoje, 9 de abril

A- A+

Inaugurou hoje (9. abril) no município de Três Lagoas a 1ª Biblioteca Comunitária da Cultura Africana no Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto de Abraão Candido de Jesus, do Terreiro de Umbanda Pai Francisco de Aruanda e São Miguel Arcanjo, nasce em meio à comemoração do Dia da Biblioteca celebrado hoje.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura, participou da Inauguração, viabilizada pelos recursos do Auxilio Emergencial dos espaço culturais,da Lei Aldir Blanc Lei 14.017.  

A ideia de criar uma biblioteca comunitária da cultura africana nasceu do sacerdote e administrador do terreiro, Abraão, que há muito tempo identificou a carência de referências bibliográficas sobre a cultura e religiosidade afro-brasileira. "O objetivo da biblioteca é propiciar um espaço cultural de fácil acesso a toda comunidade, que valorize e preserve a cultura africana", disse.

Após ser contemplado pelo Edital do projeto Aldir Blanc, lançado pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas, iniciou-se a construção do sonho da biblioteca que foi estruturada com mobília e decoração personalizadas. O local já conta com acervo de mais de 130 livros contendo obras de literatura adulto e infantil, contos, musicalidade, religião, cultura, culinária e etc.

De acordo com sacerdote Abraão, a biblioteca será um projeto permanente na cidade e foi idealizada para atender toda comunidade, porém, devido a pandemia do COVID-19, o atendimento será agendado, para evitar aglomeração e o usuário deverá seguir todos os protocolos de biossegurança e proteção ao Coronavírus. "Após uma melhora no pico da pandemia, estamos com projetos do Terreiro desenvolver oficinas presenciais de artesanato, culinária, rodas de leituras, entre outras atividades", finalizou o sacerdote.