18 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Crea realiza palestra sobre saneamento básico na saúde

A- A+

Na manhã de hoje, uma palestra sobre benefícios econômicos da expulsão do saneamento básico no Brasil foi ministrada no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de mato Grosso do Sul). De acordo com o Presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos,  Centro Oeste é considerado o melhor do país em saneamento básico, mas o Brasil ocupa 112° lugar em uma lista de 200 países de saneamento básico.

img23O intuito é resolver os problemas de saneamento que estão diretamente ligados à questão da saúde, pois em lugares que ainda não possuem saneamento, é comum se deparar com doenças como diarreia, hepatite A, esquistossomose. De acordo com Carlos, as crianças são as mais afetadas. “É muito mais lógico e coerente investir em saneamento do que gastar milhões em saúde, muitas cidades até coletam o esgoto, mas jogam eles nos rios, o que não resolve o problema”.

Para o gestor de projetos sociais da Águas Guarirobas, 73% de Campo Grande já possui tratamento de esgoto e a tendência é char a 100%. “Em Campo Grande, 73% da cidade tem tratamento de esgoto e a previsão é que até 2025 chegue a 100%. No Brasil 130 milhões de pessoas não tem água tratada e das 27 capitais, 19 sofrem com falta de água ou racionamento”, afirma o gestor.

A Águas Guariroba inaugura dois reatores da estação de tratamento de esgoto do bairro Los Angeles, com um investimento de 19 milhões. Segundo o prefeito Gilmar Olarte (PP), o foco é restaurar uma aliança que foi quebrada com a empresa. “Estamos aqui para restaurar aliança que foi quebrada entre a prefeitura e as concessões. Queremos garantir melhor diálogo, para a empresa ter segurança de investir na Capital. Nossa preocupação maior é o lixão, que precisa ser resolvido definitivamente até agosto sob pena de não termos mais os repasses de recursos federais. Isso é uma coisa muito séria. Já organizamos um grupo de trabalho de especialistas que já estão planejando neste momento três tipos de propostas para apresentar pra mim, para ver que caminhos vamos andar. Estive na Funasa em Brasilia na segunda-feira preocupado com isso".

Dany Nascimento e Diana Christie