25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Olarte e Salém entregam mamógrafo para o CEM

A- A+

O prefeito Gilmar Olarte (PP) e o secretário municipal de saúde pública, Jamal Salém, participam na manhã de hoje da solenidade de entrega de um mamógrafo para o CEM (Centro de Especialidades Médicas). De acordo com o Olarte, o aparelho estava guardado dentro de uma caixa há cerca de um ano.

O investimento foi de R$ 119 mil adquiridos por meio de emendas parlamentares estaduais. O objetivo é reativar o atendimento preventivo ao câncer de mama elevando o número de atendimentos ao mês e fazendo com que a fila de espera para a realização dos exames seja de no máximo 15 dias.

Além do mamógrafo que vai atender os pacientes do CEM, o mamógrafo da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Tiradentes – região leste de Campo Grande – foi reformado e atualizado para o sistema digital. Cada aparelho tem a capacidade de atender 52 pacientes por dia totalizando 1.040 atendimentos por mês em cada unidade de saúde, valor acima da média prevista pelo Ministério da Saúde.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) pretende chegar a 3800 atendimentos por mês, por isso assinou um convênio com o Hospital do Câncer de Barretos que permitirá o atendimento de mais 1500 pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) por mês a partir de maio.

Maria do Socorro, 56, realiza os exames anualmente e conta que ficou mais de dois meses na fila de espera em 2013, mas este ano conseguiu marcar a consulta em menos de 20 dias. “É melhor assim. Dão mais importância. Já esperei tanto tempo. Agora está bom”, declarou.

O prefeito Gilmar Olarte garantiu que fará uma análise detalhada de “todos os braços da saúde de Campo Grande” para resolver a situação das filas de espera. “Vamos trabalhar para a disponibilidade de aparelhos. A solução deve ser rápida. Vamos lutar para que isso aconteça. Meu sonho é zerar o prazo. É difícil, mas vamos mudar a situação”, prometeu.

Sobre novos equipamentos, o chefe do executivo municipal prometeu uma surpresa nos próximos dias.

Tayná Biazus