25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Prefeito assina termo de transferência de gestão dos Ceinfs em Campo Grande

A- A+

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP) participou na manhã de hoje da cerimônia que transferiu a administração dos Ceinf´s (Centros de Educação Infantil), que até então eram de responsabilidade da SAS (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), para a SEMED (Secretaria Municipal de Educação).

Durante o evento que aconteceu no auditório da SEMED, Bernal lembrou do difícil período político que enfrentou em 2013 e ressaltou que embora sua administração tenha passado por muitas problemas, iniciar 2014 fazendo a adequação da posse da gestão dos Ceinf´s é uma vitória.

“Tivemos muitos problemas políticos, com uma oposição obcecada trabalhando de forma sorrateira e covarde para tirar o prefeito do poder, sem perceber que isso seria um boicote e traria prejuízos à Capital e às nossas crianças. Embora a gente tenha perdido uns fios de cabelo não perdemos a convicção de melhorar a cidade para atender as pessoas”, disse.

Durante seu discurso o secretário municipal de Educação, José Chadid, fez um panorama dos centros de educação infantil em Campo Grande. De acordo com ele a Capital conta com o auxílio de 96 Ceinf´s. 154 turmas são dos berçários um, dois e três e atendem 3188 crianças, 383 turmas formam o grupo das creches um e dois que atendem ao todo 8170 alunos, 94 turmas segundo Chadid são das pré-escolas um e dois que auxiliam 2150 crianças. Ao todo o estudo do secretário aponta que na Capital o número de alunos de zero a quatro anos que são atendidos pela prefeitura totaliza 21845 crianças.

Chadid conta que em março serão entregues três novos Ceinf´s que ajudarão a reduzir a demanda de 5210 crianças que estão na fila de espera aguardando uma vaga. O secretário de educação ressalta que a prefeitura de Campo Grande tem o projeto de construir até o final da gestão de Alcides Bernal 28 novos centros de educação infantil, a fim de buscar extinguir a demanda de alunos na fila de espera.

Participaram também do evento os vereadores Ayrton Araújo do PT, Paulo Pedra (PDT), o promotor Sérgio Harfolche e o precidente da ACP (Sindicato Campo-grandense dos profissionais da Educação Pública), Geraldo Gonçalves.

Clayton Neves e Heloísa Lazarini