15 de dezembro de 2025
Campo Grande 25ºC

MEIO AMBIENTE

Referência em arborização, Campo Grande realiza ações educativas na Semana da Árvore

Prefeita Adriane Lopes destacou o impacto positivo da arborização na qualidade de vida dos campo-grandenses

A- A+

Campo Grande comemora mais um ano de reconhecimento como Tree City of the World, título recebido pelo sexto ano consecutivo. Segundo o IBGE (2022), a capital é a mais arborizada do Brasil, destaque nacional em sustentabilidade urbana.

Na 4ªfeira (17.set.25), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semades, lançou novos materiais educativos e técnicos. Também foram anunciadas ações de plantio para fortalecer a política de arborização e ampliar a conscientização da população.

O secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Ademar Silva Junior, celebrou a participação da comunidade. “Plantar uma árvore é ensinar a cuidar da vida. Queremos que todos sintam essa conexão com o meio ambiente”, afirmou.

A prefeita Adriane Lopes destacou o impacto positivo da arborização na qualidade de vida. “Nos protege das altas temperaturas e mostra que planejamento urbano e sustentabilidade caminham juntos”, comentou.

Foto: Divulgação/ PRECGPrefeita Adriane Lopes destacou impacto positivo da arborização na Capital | Foto: Divulgação/ PRECG

Markito Perez, secretário-executivo de Gestão Política, ressaltou o trabalho coletivo. “O sucesso da arborização é fruto do empenho de toda a equipe e da colaboração com a sociedade”, disse.

A reitora da UFMS, Camila Ítavo, falou sobre a parceria entre universidade e gestão pública. “Mais de 50 pesquisadores ajudaram na criação dos novos materiais e do Plano de Arborização Urbana, colocando Campo Grande como referência no país”.

Mariana Massud, diretora-executiva da Planurb, lembrou que o trabalho é contínuo. “Manter a cidade verde exige dedicação diária. Em outubro, teremos uma audiência pública para discutir novas orientações sobre o plantio urbano”.

Ana Cristina Trevelin, superintendente da Semadesc, reforçou o papel da cidade como modelo. “Campo Grande inspira outras cidades a adotarem práticas semelhantes, mesmo diante de desafios ambientais”.

Foram apresentados três materiais de orientação à população: Manual de Arborização Urbana, Guia de Identificação de Árvores Urbanas e Cartilha de Arborização para o Cidadão. Todos auxiliam no manejo adequado e conscientização sobre as árvores.

 Foto: Divulgação/ PRECGPolíticas de plantio e arborização foram apresentadas | Foto: Divulgação/ PRECG

O projeto “Centro em Ação” foi reforçado com novos plantios e manutenção de árvores na região central. A iniciativa amplia a cobertura verde e melhora a qualidade ambiental no coração administrativo da cidade.

Dayane Zanela, gerente de Arborização da Semades, destacou o engajamento da equipe e da população. “A educação ambiental e o plantio correto são ferramentas essenciais para envolver todos na preservação das árvores”.

O deputado estadual Lídio Lopes comemorou o reconhecimento internacional da cidade. “Campo Grande está ao lado de grandes capitais mundiais graças ao manejo sustentável e à dedicação de todos os envolvidos”.

Vânia Melo, presidente do CREA/MS, reforçou a parceria institucional. “Profissionais contribuem para a arborização e para outras iniciativas ambientais, fortalecendo as políticas públicas”.

Alunos da Escola Municipal Agrícola participaram de palestra sobre urbanização, saúde pública e meio ambiente. A atividade destacou a importância das áreas verdes na qualidade de vida e bem-estar da população.

O programa Tree City of the World reconhece cidades com manejo sustentável de florestas urbanas. Hoje, a rede inclui 210 cidades em 24 países, incentivando boas práticas e troca de experiências globais.

No Brasil, 34 cidades têm o título, abrangendo mais de 27 milhões de pessoas. No Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, Três Lagoas também recebeu a distinção internacional.