20 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Dúvida sobre novos aliados de Bernal atinge até vereadores da base

A- A+

O vereador Alex do PT garante que a negociação para ter o vereador Jamal Salém (PR) por definitivo na base de sustentação do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), está adiantada e depende apenas de alguns detalhes já que a nomeação da diretora-presidente do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), Lillian Maksoud, que foi um pedido do republicano e de Paulo Siufi (PMDB), não foi o suficiente para Jamal. "Estamos contando com o Jamal na base. Estamos conversando, dialogado. Teve a nomeação da Lilian, mas não somente isso , pelo visto, não serviu. Teremos que resolver mais espaços”, afirma Alex.

Cazuza (PP) e Edson Shimabukuro (PTB) citam o vereador como um dos aliados do prefeito garantido. No entanto, ao contrário das declarações dos vereadores da base sobre as possíveis exigências de Jamal, o vereador republicano garante que sua ida para base do prefeito depende em tese autonomia para trabalhar e fazer suas indicações ao chefe do executivo municipal.

“Sou independente. A base não está condicionada a cargos. A gente precisa de liberdade para trabalhar, fazer indicações políticas, investigar o que é errado, ver o que é certo. Assim eu me sinto mais à vontade. Não é troca de cargos que vai me amarrar. Mesmo assim, prefiro continuar independente. Inclusive o partido liberou os vereadores a seguirem o caminho que acharem melhor. A única recomendação do partido é trabalhar para Campo Grande”, declarou.

Pelas contas do vereador Cazuza, a base de sustentação do prefeito pode chegar a 11 integrantes. Além dele próprio, segundo Cazuza, estão confirmados: os petistas Alex, Ayrton Araújo e Zeca, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS), Gilmar da Cruz (PRB), Alceu Bueno (PSL), Paulo Pedra (PDT) e Edson Shimabukuro. Ou seja, existem dois nomes flutuantes que, possivelmente, migrariam para base. Dentre eles estão Jamal e Carlão (PSB).“O Dr. Jamal, nós estamos trabalhando para isso já faz dias."

Shimabukuro também lista os mesmos nomes, mas enfatiza que não tem certeza e confessa que está desapontado com a demora de Bernal e do secretário de governo, Pedro Chaves, em conquistar mais vereadores. “Achava que viria o Chocolate (PP), a Rose (PSDB) e o João Rocha (PSDB), mas não estou vendo nenhuma declaração deles”.

Alex do PT é o que melhor consegue explicar a situação da base. “Tem dez vereadores e um bem adiantado, o Alceu Bueno. No caso do Alceu falta somente um retorno de uma situação para gente tê-lo como companheiro. E o Carlão também tem a questão  dos vetos do prefeito, que o deixaram desconfortável, mas acredito que basta uma conversa com o Pedro Chaves e tudo se resolve. Estamos contando com o Jamal na base."

Diana Christie