05 de dezembro de 2025
Campo Grande 29ºC

PROSELITISMO POLÍTICO

Apesar de homenagem, vereador Landmark endossa crítica de Zeca ao aparelhamento do Sebrae

Uma das principais lideranças do PT no estado, deputado declarou que é "preciso dar um basta nessa vergonha"

A- A+

Uma moção de congratulação destinada ao superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, gerou desconforto e questionamentos dentro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Mato Grosso do Sul.

Na última sessão da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Landmark Rios (PT) foi o autor da homenagem, que reconhece o trabalho da instituição. No entanto, o gesto veio à tona justamente quando o deputado estadual Zeca do PT fez duras críticas a Mendonça, acusando-o de utilizar a estrutura do Sebrae para promover politicamente figuras da extrema direita.

Zeca, uma das principais lideranças do PT no estado, declarou que é “preciso dar um basta nessa vergonha”, referindo-se ao suposto uso político da instituição para fins eleitorais e ideológicos. A crítica foi entendida como um recado direto à gestão de Cláudio Mendonça, gerando desconforto entre os filiados do partido — especialmente diante da moção assinada por Landmark.

Em conversa telefônica com a reportagem do MS Notícias, o vereador explicou que a homenagem foi direcionada ao Sebrae enquanto instituição, e não especificamente ao superintendente. “Tá tudo junto da minha pauta da agricultura familiar. Os três — Senar, Sebrae e Agraer — e a Secretaria do Município de Campo Grande. Eu não faço nada sem estar em sintonia com eles”, afirmou.

Landmark ressaltou a importância do Sebrae no apoio à agricultura familiar na capital sul-mato-grossense e disse que sua fala na Câmara teve esse foco. Ainda assim, fez questão de demonstrar alinhamento com as críticas de Zeca.“Eu sou contra o aparelhamento das estruturas, seja qual for, para fins políticos. Eu concordo com o que o Zeca está falando. Quando estão aparelhando o Sebrae, eu sou contra. E se está usando, tem que investigar mesmo e acabar com isso. O deputado tem toda razão”, declarou.

Questionado se pretende retirar a moção, o vereador afirmou que isso não está em seus planos, pois o reconhecimento foi à instituição, não à figura de Mendonça.“Como que eu vou retirar? Eu fiz para o Sebrae, não foi para o Cláudio. O Sebrae que representa o Cláudio, e a moção é assinada por outros vereadores também, incluindo o presidente da Casa, o vereador Papy”, explicou.

Landmark também revelou que, na próxima segunda-feira (15.jul.25), haverá na Câmara uma homenagem à agricultura familiar, com participação do Sebrae. “Olha o problema, virou um constrangimento, porque eu trabalho diretamente com o Sistema S, mas o Zeca tem toda razão nesse questionamento. Ainda vou ter que ver como proceder acerca disso, dessas agendas do mandato”, concluiu.