GEO AND DEVICES - POR TERO QUEIROZ

MS Notícias

tera, 02 de junho de 2020

VELHA POLÍTICA

Após negociar cargos com Centrão, Bolsonaro recebe presidentes do MDB e DEM

Foi prometido ao PP, uma das vice-presidências da Caixa e o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação, órgão do Ministério da Educação.

Por: LAURIBERTO POMPEU - CONGRESSO EM FOCO22/04/2020 às 13:20
ComentarCompartilhar
O presidente do MDB e líder do partido na Câmara vai se reunir nesta quarta-feira (22) com Jair BolsonaroO presidente do MDB e líder do partido na Câmara vai se reunir nesta quarta-feira (22) com Jair BolsonaroFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai receber nesta semana no Palácio do Planalto os presidentes partidários Baleia Rossi (MDB) e ACM Neto (DEM).

Bolsonaro recebeu nas últimas semanas dirigentes do PP, PL, Republicanos e PSD. Como o Congresso em Foco mostrou na segunda-feira (20), as conversas envolvem negociações de cargos. Foi prometida ao PP, por exemplo, uma das vice-presidências da Caixa e o comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação, órgão do Ministério da Educação.

A relação do DEM com o presidente está deteriorada devido aos ataques feitos por Bolsonaro ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pela demissão de Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) do Ministério da Saúde.

A intensificação nas conversas com os partidos do Centrão é uma tentativa de Bolsonaro de construir uma base aliada no Congresso e não depender de Maia, que tem uma grande influência sobre a pauta legislativa.

Embora o partido ainda tenha dois filiados como ministros, o comando do DEM reitera diversas vezes que Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania) são escolha pessoal do presidente e não indicação partidária.

Em entrevista coletiva para a imprensa de Salvador, o presidente do DEM, que também é prefeito da cidade, assumiu para si a tarefa de fazer a ponte entre os poderes e confirmou que foi chamado por Bolsonaro para uma reunião.

“Vou dialogar como acho que tem que ser com o presidente. Da minha parte, o objetivo é de construir pontes entre os poderes. [...] Precisamos olhar para frente e ter um trabalho coordenado entre governo federal, estaduais e municipais”.

De acordo com o deputado Luís Miranda (DEM-DF), vice-líder da sigla, a conversa está prevista para acontecer na quinta-feira (23).

O encontro com o MDB vai acontecer na tarde desta quarta-feira (22). O presidente do partido, Baleia Rossi, acumula também a função de líder da sigla na Câmara e é um dos deputados mais próximos de Maia.

O discurso de Baleia seguiu a mesma linha de ACM Neto. “Precisamos de um pacto de união nacional para enfrentar a Covid-19 e seus impactos. Não é hora de disputa política nem de discursos agressivos. É hora de bom senso. A Constituição nos dá instrumentos para agir. O MDB cumprirá seu papel de buscar sempre o ponto de equilíbrio”, escreveu no Twitter na terça-feira.

A reunião desta quarta vai contar com a participação do líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM). A sigla possui as lideranças do governo no Congresso (Eduardo Gomes) e no Senado (Fernando Bezerra), mas assim como o DEM, nega indicação partidária.

Fonte: Congresso em Foco.  

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma