23 de outubro de 2020
Campo Grande 33º 22º

Deputada afirma que assentados vivem em situação de miséria

Tayná Biazus

A deputada Mara Caseiro (PT do B), levou novamente à tribuna da AL (Assembleia Legislativa), na manhã de hoje a situação em que famílias de assentado, dessa vez de Itaquiraí se encontram. De acordo com Mara “os assentados estão vivendo em situação de miséria e desespero”.

A deputada Mara e o deputado Laerte Tetila (PT) estiveram no munícipio e constataram as injustiças existentes entre os casos de despejo. As famílias estão sendo retiradas dos lotes dos assentamentos pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Foi formada uma comissão com dez instituições que analisam os casos de despejo e a real situação de cada família envolvida. Somente em Itaquiraí 52 famílias foram retiradas dos lotes. Há um total de 1,2 mil notificações de reintegração de posse que poderão ser transformadas em ações de despejo por conta de compra e venda ilegal de lotes no Estado.

A comissão irá realizar um relatório que será entregue ao Incra, ao MPF (Ministério Público Federal)  e a e Justiça Federal.