25 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

Pelo fim do bloqueio

Dilma sanciona lei que isenta caminhoneiros de pedágio e fixa tabela de frete

A- A+

A presidente Dilma Rousseff (PT) deve sancionar hoje a nova lei dos caminhoneiros. 

Segundo assessores do Planalto devido à avaliação de que a greve está praticamente terminada, o governo decidiu a partir de hoje iniciar a concretização do acordo firmado com a categoria na semana passada.

A Lei dos Caminhoneiros deve ser sancionada sem vetos e será encaminhada em seguida ao Congresso. O texto prevê a suspensão por um ano dos pagamentos das dívidas de duas linhas de crédito do BNDES para adquirir caminhões, Finame e ProCaminhoneiro, além da isenção de pagamentos de pedágio em algumas rodovias. 

?As duas propostas fazem parte do pacote de medidas negociado com os caminhoneiros na última semana para acabar com a paralisação que hoje completa dez dias.

No entanto, a situação de fim de greve pode ser alterada. Ontem, havia apenas nove bloqueios em rodovias federais em todo país, um no Rio Grande do Sul e oito em Santa Catarina.

Hoje, no entanto, os bloqueios permanecem nesses dois estados e há paralisação em Mato Grosso do Sul, Paraná e Mato Grosso.

Outra medida do "pacote de última hora" presidencial é a garantia da manutenção do valor do diesel nos próximos seis meses, e a criação junto às empresas transportadoras de uma tabela de fretes com valores mínimos. O diesel hoje, na Capital, por exemplo, pode ser encontrado a R$ 1,94 o litro.