25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Escolas de MS com mais de 700 alunos terão diretores adjuntos

Decisão foi firmada em acordo com governo durante reunião na tarde de hoje

A- A+

Depois de quase três horas de reunião com governador Reinaldo Azambuja (PSDB) os membros do Condec (Conselho dos Diretores de Escola de Campo Grande), chegaram a um acordo quanto à convocação de diretores adjuntos para atuar em escolas com mais de 700 alunos e escolas de ensino integral com mais de 500.

Segundo o presidente do Condec, Hunter Vilalba Pinto, esta é uma conquista histórica, pois a categoria reivindica o cargo de adjunto há mais de 12 anos. Ele explica que apenas um diretor para cuidar desse quantidade elevada de alunos é insuficiente para atender a demanda dos estudantes e que agora com adjunto os alunos serão beneficiados com serviço de maior qualidade.

A convocação será imediata. Segundo Reinaldo, há um banco de dados da SED (Secretaria Estadual de Educação) com lista de candidatos aprovados na última avaliação ocorrida dois anos atrás. Os candidatos serão convocados e terão seus nomes avaliados pelo Colegiado de cada escola composto por professores e membros da comunidade.

Outra conquista dos diretores, é mudança no sistema de eleição. Até então, um diretor podia se candidatar inúmeras vezes ao cargo, agora ele poderá concorrer a reeleição apenas uma vez. No entanto, para que isso aconteça será preciso que a Assembleia Legislativa aprove projeto de alteração da resolução estadual. Reinaldo se compromete em enviar o projeto ainda este ano para que seja aprovado antes das eleições, que acontecerá em novembro.

Hunter destacou a postura do governador, que segundo ele, se mostrou acessível às revindicações da categoria, mas ressaltou que ainda será realizada uma assembleia geral para discutir as propostas. 

Uniformes em março

Segundo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), os uniformes escolares serão entregues em março deste ano. O atras se deve ao fato de o governo anterior não ter efetuado a licitação em 2014.