24 de abril de 2024
Campo Grande 30ºC

'TIRO ACIDENTAL'

Ex-ministro da Educação do Brasil dispara arma e fere funcionária da Gol em aeroporto

Milton Ribeiro chefiou a Educação até o fim de março, quando denúncias de corrupção fizeram com que ele saísse do cargo

A- A+

Uma arma do ex-ministro da Educação bolsonarista Milton Ribeiro disparou nesta segunda-feira (25.abr.22) enquanto ele fazia check-in no balcão de uma companhia aérea no aeroporto de Brasília. Milton Ribeiro foi encaminhado à Polícia Federal (PF) para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Uma funcionária da Gol Linhas Aéreas foi atingida por estilhaços e teve ferimentos leves. A Gol afirmou ao Estadão que está dando suporte à funcionária, que passa bem.

"Ela está super bem. Não houve qualquer ferimento grave, ela foi atingida por estilhaços. Nós estamos dando todo o suporte para a colaboradora", disse a companhia.  

O ministro não embarcaria em um voo da companhia. O incidente aconteceu no balcão da Latam, enquanto ele separava documentos para embarcar para São Paulo. 

Milton Ribeiro chefiou a Educação até o fim de março, quando denúncias de corrupção reveladas pelo Estadão fizeram com que ele saísse do cargo. Sob sua gestão, o MEC passou a priorizar pedidos levados à pasta por uma dupla de pastores evangélicos que, segundo prefeitos, cobravam propina para levar demandas ao Ministério.

Em seu depoimento, Ribeiro atrelou o disparo acidental de seu revólver a uma tentativa de tirar suas munições sem expor a arma publicamente.

À PF, Ribeiro afirmou que abriu sua pasta de documentos para pegar sua arma e separá-la do carregador.

"O declarante com medo de expor sua arma de fogo publicamente no balcão, tentou desmuniciá-la dentro da pasta, ocasião em que ocorreu o disparo acidental", diz trecho do depoimento.

Segundo o ex-ministro, o espaço dentro da pasta ficou "pequeno para manusear a arma".

O disparo, disse ele, perfurou o coldre onde estava a arma, a pasta e se espalhou no chão no aeroporto.