30 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Ex-secretário, Walter Carneiro Junior, nega que tenha sido preso há duas semanas

A- A+

O ex-secretário de fazenda de Dourados Walter Carneiro Junior teria sido preso há duas semanas. Enquanto alguns douradenses relatam que Walter teria sido preso por uma equipe do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), outros dizem que foi pela Polícia Federal.

Walter é um dos investigados em um inquérito do MPE (Ministério Público Estadual), nº 64/2013, que apura se houve por parte da administração de Dourados prática de irregularidades no processo, nº 133/2013, de dispensa de licitação que tornou a empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda única capaz de atender os requisitos.

Nesse caso, quem investiga o contrato assinado pelo então secretário é o promotor Ricardo Rotunno, que está à frente da 16ª Promotoria. O contrato em questão é nº 398/2013/DL/PMD, assinado pelo Secretário de Fazenda no dia 27 de setembro de 2013 e publicado na edição do dia 30 de setembro do mesmo ano no Diário Oficial do Município. Segundo a publicação oficial, a Litucera Limpeza e Engenharia Ltda foi contratada com dispensa de licitação para prestar serviços com fornecimento de mão de obra, ferramentas, máquinas e equipamentos, inicialmente por 180 dias, pelo valor mensal de R$ 500 mil.

Como não se sabe ao certo se eventual prisão de Walter foi por conta deste contrato, ou por outras práticas de irregularidades, a equipe do MS Notícias, no domingo, entrou em contato com Walter por telefone para ouvir a versão do ex-secretário sobre o fato.

Aparentemente nervoso e irritado com os questionamentos, Walter negou, disse que nunca teve nenhum tipo de envolvimento com crimes ou irregularidades e criticou alguns veículos da imprensa douradense que publicaram a informação. Em tom velado, que pode esconder uma possível ameaça, Walter deixou claro, durante a conversa, que qualquer órgão de imprensa que viesse novamente a publicar matérias relacionadas ao assunto, seria por ele processado. “Tem um blog aqui de Dourados que publicou, é mentira, eu já tomei as medidas legais contra ele e vou interpelar qualquer outro que publicar algo sobre isso”, disse.

Vexame Político 

No início do ano, Walter Junior sofreu grande desgaste político depois de ter tido seu nome rechaçado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para assumir a Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul). Walter é filiado do PSB, partido do prefeito de Dourados, Murilo Zauith, que segundo fontes, ao saber de investigações do MPE sobre Walter com medo de desgastar ainda mais sua administração, que nunca decolou, resolveu exonerá-lo. Para acomodar o aliado político em algum cargo, Murilo tentou, por conta própria e com aval de Walter, alocá-lo na Sanesul.

Questionado se esta possível prisão seria fruto do resultado dessas investigações, Walter negou inclusive que seja investigado pelo MPE. “Nunca fui investigado, nunca fiz nada de errado, isso tudo é mentira.”