29 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Operação Lama Asfáltica investiga mais de 20 obras que estão sob suspeita em Mato Grosso do Sul

A- A+

Dos documentos apreendidos durante a Operação Lama Asfáltica, deflagrada no dia 9 de julho pela Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União,referentes as 27 obras estaduais que estão sendo investigadas,17 já haviam terminados e outros dez encontram-se em andamento,segundo informações concedidas ontem (20) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Os 27 contratos foram apreendidos na varredura dos agentes da Operação Lama Asfáltica, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão realizados na Capital. As investigações apuram esquema de corrupção entre empresas que prestaram serviços em Mato Grosso do Sul.

Conforme Azambuja, a Procuradoria Geral do Estado começou analisar as documentações citadas na investigação. Segundo o governador, não está previsto a suspensão de contratos. "Todo este processo serve de alerta para que a população fique atenta”, disse.

Reinaldo Azambuja informou, ainda, que a Procuradoria Geral do Estado mantém contato direto com os órgão responsáveis pelas investigações. “Não é o momento de fazer qualquer juízo de valor, mas espero que se cheguem a uma conclusão para saber o que estava certo e o que havia de errado.

Agentes da Polícia Federal, Receita Federal e Controladoria-Geral da União cumpriram os mandados em Campo Grande, para obter informações sobre contratos com um dos maiores empreiteiros do Estado, João Alberto Krampe Amorim dos Santos. Além da residência de João Amorim, policiais também estiveram na  Proteco Engenharia, na residência do ex-deputado Edson Giroto (PR) e na Secretaria de Obras do Estado, onde quatro servidores foram afastados.

Novos contratos

Amanhã (22), o governador irá assinar contrato com as empresas terceirizadas que farão a manutenção das rodovias estaduais. De acordo com o Azambuja, a intenção é melhorar e ampliar o escoamento da produção do Estado. 

A divulgação do resultado das licitações de empresas interessadas em prestar serviços de manutenção e conservação das rodovias estaduais pavimentadas e não pavimentadas constam do Diário Oficial do Estado publicado no último dia 16 .

Segundo o edital , quatro empresas  foram aceitas e irão atuar nos municípios de  Ponta Porã, Naviraí, Maracaju e Miranda. Conforme o Diário Oficial  estão previstos um investimento na ordem de  mais de R$ 33 milhões a ser pago para as empresas escolhidas.