19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

ELEIÇÕES 2022

Pesquisa voltada para o eleitorado fluminense indica vitória de Lula no Rio de Janeiro

Ex-presidente fica empatado tecnicamente no 1º turno contra Bolsonaro, mas leva a vitória no segundo

A- A+

Segundo dados da Pesquisa Atlas - que foi realizada entre 18 e 22 de junho - sobre intenção de votos (com foco voltado para o Rio de Janeiro), o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) é líder no ranking  com 33% da preferência do eleitorado fluminense, derrubando o candidato à reeleição, Cláudio Castro (PSC) que faz uma gestão bolsonarista.

Diante disso, para presidente, os resultados também derrubam uma possível reeleição de Jair Bolsonaro no 2ª turno. De acordo com os dados, na disputa presidencial de primeiro turno Luiz Inácio Lula da Silva e o atual chefe do executivo ficam tecnicamente empatados, com 42,8% e 41%, respectivamente.

Acontece que, num cenário de segundo turno, Lula venceria com 50,5% contra 43,4%. Ainda, sobre o pleito presidencial, o ex-presidente venceria todos os demais postulantes com folga. Quem apresenta bons resultados nesse levantamento da Pesquisa Atlas são os ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 7% e 3,7%, respectivamente.

Segundo publicação do portal Brasil 247, Doria, que figura entre os possíveis nomes para o cargo, alcança apenas 1,4%. Sem a presença de Lula no segundo turno, o ex-capitão contra Ciro Gomes, ficaria com 49,7% dos votos válidos contra 43,9% do pedetista.

PESQUISA ATLAS

Ainda que seja feita através de anúncios publicitários pela internet, a integridade da pesquisa é garantida pelos dispositivos de segurança adotados, que impedem que o respondente repasse a pesquisa adiante ou preencha mais de um questionário.

De acordo com o órgão, as respostas são coletadas até que haja quantidade suficiente que se enquadre no perfil da amostra desenhada pelos pesquisadores. Ainda são feitas calibragens para corrigir falta ou excesso de representação e eventual viés de não resposta por certos grupos.