24 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

ELEIÇÕES 2020

Pré-candidatura de Viviane Orro é uma das prioridades do PSD

Médica aquidauanense tem aval de dirigentes para abrir conversações sobre alianças

A- A+

Inicialmente com 25 nomes configurados no desenho das candidaturas que vão disputar as sucessões municipais, o PSD de Mato Grosso do Sul calcula que pode eleger até 15 chefes de Executivo. Nessa conta, o partido destaca prioridades como a reeleição do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e o fortalecimento da representação feminina, tendo em vista o expressivo número de mulheres que se filiam ao partido e a presença de nomes competitivos, como é o caso da médica aquidauanense Viviane Orro.

Segundo o presidente do diretório regional, senador Nelsinho Trad, a reeleição de Marquinhos Trad é item determinante na estratégia geopolítica nacional, que confere atenção diferenciada para os pessedistas que farão as disputas nas capitais. No Estado, além de Campo Grande e Aquidauana, o partido vislumbra horizontes favoráveis para seus candidatos em outros municípios, como Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Naviraí e Ponta Porã.

A sucessão aquidauanense oferece motivações singulares para o PSD. Além de nunca ter sido administrado por uma mulher, o município é um dos emblemas de maior visibilidade ambiental do oeste brasileiro, por estar localizado na região de entrada do Pantanal sulmatogrossense, e é ainda o sétimo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, com quase 35 mil eleitores.

Lideranças locais e nacionais do partido, como a ex-vereadora Carla Stephanini e o deputado federal Fábio Trad, acreditam que Viviane Orro tem todas as credenciais para quebrar o antigo tabu e firmar o espaço feminino na política local, acrescentando na gestão municipal a sensibilidade, a atenção cuidadosa e outros talentos singulares das mulheres. Carla lembra que Viviane já demonstrou sua capacidade quando comandou a Secretaria Municipal de Saúde e deu aos aquidauanenses um dos melhores períodos do setor na história da cidade.

QUESTÃO FECHADA 

O processo de organização do PSD aquidauanense para a disputa sucessória começou no dia 25 de janeiro passado, com as filiações de Viviane e dezenas de pessoas de diversos segmentos. A Executiva do partido estará se reunindo nos próximos dias para definir os próximos passos do cronograma, incluídas as datas de lançamento da pré-candidatura e a agenda a ser cumprida até à convenção que homologará os nomes de quem vai concorrer nas chapas majoritária e proporcional, além das coligações.

 Assim, a candidatura de Viviane Orro à Prefeitura de Aquidauana já é questão fechada para ela e para o PSD, além de ser um fato reconhecido pela população. Isso esvazia comentários de fontes não-identificadas que tentam difundir ou estimular a ideia de que a médica poderia desistir ou aceitar um acordo para favorecer o prefeito Odilon Ribeiro (PSDB), pré-candidato à reeleição. Ela e os dirigentes do partido já decretaram: Viviane está na disputa sucessória da cidade aonde nasceu.