21 de janeiro de 2021
Campo Grande 28º 21º

PT MS: programa de governo intensifica plenárias temáticas

Com representantes de diversas áreas ligadas á arte em Mato Grosso do Sul, o PT realizou na noite de segunda-feira, 28, na sede do Circo do Mato, a primeira plenária temática da cultura para a elaboração do diagnóstico da área em Mato Grosso do Sul e do programa de governo que o partido vai defender durante a campanha eleitoral. O coordenador do programa de governo, Marcus Garcia, disse que o processo de debates e a articulação com a sociedade constituem traços característicos do partido:

“O conceito democrático dessas plenárias se renova num ano de disputa eleitoral. E o PT, historicamente, sempre cuidou de reconhecer o papel da população e da necessidade de garantir a ela a oportunidade ampliada de ser tratada como principal protagonista do desenvolvimento de seu bairro, de seu Estado e das suas aspirações sociais e políticas”, frisou Marcus Garcia.

No Circo do Mato, a plenária da cultura percorreu a generosa variedade de manifestações artísticas e culturais que assinalam a personalidade sul-mato-grossense. Uma das coordenadoras do programa de governo, a vice-prefeita e presidenta da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolón, destaca que o grande avanço que essas plenárias trazem é a contribuição para o Estado reconhecer plenamente a gênese, o conteúdo e a amplitude diversa de sua identidade. O diferencial, acentua, “é o plano conceitual com que pretendemos olhar a cultura, na perspectiva real do protagonismo das pessoas, seus sonhos, anseios, histórias e territorialidade”.

“Com os depoimentos, críticas e sugestões dos interlocutores do teatro, cultura, artes plásticas e música, entre ouras áreas, podemos construir um sólido suporte social, democrático e participativo, para responder a esse grande desafio que é o reconhecimento da nossa identidade”, acredita Márcia Rolón. Ela explica ser este um processo meticuloso para chegar a um diagnóstico fiel, mas antecipa que os debates contêm a essência das 36 metas do Plano Estadual de Cultura, que teve como indutoras as conferências municipais.

Já foram realizadas plenárias do meio ambiente, juventude, assistência social, combate ao racismo e cultura. A próxima será de esporte e lazer, agendada para segunda-feira, 5, em Campo Grande. Para quarta-feira, 7, está prevista nova rodada com os segmentos da cultura, em Corumbá. As plenárias devem ocorrer até à última semana de maio. O documento final tem previsão de fechamento para a primeira semana de junho, quando será entregue ao pré-candidato do PT ao Governo, o senador Delcídio Amaral.

Edson Moraes, especial para MS Notícias