26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Siufi e João Rocha são os nomes mais cotados para assumir liderança de Olarte

A- A+

Os vereadores Paulo Siufi (PMDB), Grazielle Machado (PR) e João Rocha (PSDB) estão na lista dos mais cotados para assumir a liderança do prefeito Gilmar Olarte (PP) na Câmara Municipal, informou o vereador Chocolate (PP).

“Tem que ser uma pessoa que realmente já esteja na Casa e conheça todo o encaminhamento e o trâmite. O Airton Saraiva (DEM) e o Paulo Siufi são pessoas que estão há mais tempo na casa. A Grazielle (Machado, PR) seria um bom nome e o João Rocha também”, afirmou.

Saraiva já deixou claro que não pretende assumir o posto e confirmou que João Rocha, Grazielle e João Rocha estão entre os favoritos. Para ele, a escolha de Gilmar Olarte será balizada no perfil dos candidatos ao posto que deve compartilhar das ideias propostas no plano de governo do prefeito e ter uma boa relação com os outros colegas, independente da representatividade da bancada.

“Quando o Flávio César (PT do B) foi escolhido (para ser líder do ex-prefeito Nelson Trad Filho, PMDB) era só ele na bancada. Depende muito do apoio que os colegas vão dar e da reciprocidade que ele vai ter. Não há necessidade de ser bancada grande, mas precisa ter um perfil de liderança, que converse bastante e que tenha aliados. Não é fácil conversar com 23, tudo isso tem que ser discutido. Ele tem que ter a capacidade de articular e também que respeitar e ouvir a oposição”, pontuou.

Com a mesma linha de raciocínio, o vereador Chocolate declarou que o novo líder da situação deve ser uma pessoa de “experiência” e que conheça todos os “trâmites da Casa” de Leis. Por ser vereador de primeiro mandato, Chocolate descarta ser uma opção para Olarte e revela preferência pelo professor João Rocha.

A reunião para decidir o novo nome já foi confirmada por Olarte e deve ser realizada hoje às 18h00 em um local a ser definido. De acordo com o vereador Airton Saraiva, os 23 vereadores que votaram pela cassação de Alcides Bernal (PP) serão convocados para participar da escolha e alguns projetos do executivo também devem ser debatidos no encontro.

Diana Christie