25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

ELEIÇÕES 2022 | MS

Zeca desiste e PT tem duas opções para disputar governo em MS

O pré-candidato à presidência, Lula, deve vir entre abril e maio ao Estado

A- A+

O ex-governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, desistiu de sua candidatura ao governo do estado nas eleições de 2022. A Executiva Estadual do PT confirmou que na terça-feira (5.abr.22) foi informada da decisão do ex-governador. "Por razões pessoais, está retirando sua pré-candidatura ao Governo do Mato Grosso do Sul", disse, em nota, a Executiva.  

"O Zeca precisa resolver esse problema no STJ. Eu não tenho dúvidas que ele vai resolver, só que precisa ser pautado. Como a nacional do PT tem pressionado, ele tomou essa decisão", comentou o deputado federal Vander Loubet (PT/MS). 

Na análise de Loubet, existe uma lacuna daqui até junho que o PT precisa preencher para caminhar com a campanha regional. "Daqui até final de junho nós temos 3 datas, uma foi a de 2 de março que foi a janela [eleitoral], a outra data vai até final de maio, que são as federações. Eu estou em Brasília, muitos partidos vão fazer as Federações, terão mais de 15 estados que não vão ter chapa e devem optar pela federação, então, precisamos caminhar com as discussões", justificou.  

Conforme a liderança petista, o partido abrirá diálogo com qualquer candidato que queira discutir apoio a Lula. "Tem 60 dias [para as federações] muita água vai passar embaixo da ponte. Neste momento, qualquer pré-candidato que queira conversar, nós vamos conversar. O PT também vai encontrar outro nome em até 10 dias, para a disputa estadual", esclareceu. 

"Eu acho que tem que ser um nome costurado por todas as forças. Eu acho que precisa ser um nome construído coletivamente. Defendo que seja um nome novo, temos a Giselle Marques ou o Thiago Botelho, eu defendo que a gente escolha entre eles", apontou, Loubet;  

O pré-candidato à presidência, Lula, deve vir em viagem eleitoral ao Centro-Oeste entre os meses de abril e maio. "Entre abril e maio Lula deve passar em Mato Grosso do Sul. Ele virá à Brasília e depois vamos seguir com ele, provavelmente haverá um encontro com eleitores em Campo Grande", anunciou, Loubet.  

"Durante os últimos meses, conseguimos construir chapas representativas para Deputadas e Deputados Estaduais e Federais, temos três pré-candidaturas ao Senado, iniciamos a elaboração do nosso Programa de Governo e estamos num forte processo de mobilização com os nossos encontros regionais e a criação dos comitês populares de luta e resistência, demonstrando a força e a disposição da nossa militância. Destacamos ainda, a necessidade de uma aliança no campo progressista, democrático e de esquerda, para garantirmos um palanque forte para o nosso projeto nacional, liderado pelo ex-presidente Lula, atual pré-candidato a presidência da república pelo PT. Reafirmamos portanto, que o PT irá apresentar uma pré-candidatura ao Governo do Estado, que será construída com diálogo e serenidade, sabendo da nossa responsabilidade em contribuir para o fim do retrocesso por qual passa o nosso País e também de apresentarmos novamente um projeto popular e democrático para o Mato Grosso do Sul. Seguiremos firmes na luta, com coragem, determinação e ousadia!", completou a Executiva Estadual do partido em nota assinada pelo presidente da sigla em MS, Vladimir Ferreira.

NOMES CITADOS 

Ontem (6.abr.22) a Comissão Política Estadual do PCdoB-MS esteve reunida com o Professor Tiago Botelho (citado por Vander Loubet). Na ocasião, Botelho apresentou o Projeto de Pré-Candidatura ao Senado da República, já ante a Federação formada por PT, PCdoB e PV, com Lula Presidente.

"Ontem no final da tarde fui convidada pelo presidente do Diretório Regional do PT, Vladimir, para uma reunião, da qual participaram membros da executiva regional e parlamentares, e me informaram desse desejo de que eu venha a representar o nosso projeto não mais como pré-candidata ao Senado, mas sim como pré-candidata ao Governo. Eles disseram que esse processo está sendo construído através do debate entre as tendências, e eu terei muita alegria em ser a representante do projeto civilizatório e democrático que vem sendo defendido pelo companheiro Lula, em nível nacional", disse Giselle, ao responder o MS Notícias por mensagem.