RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024
14 de outubro de 2024
Campo Grande 25ºC

OPERAÇÃO NOXIUS

Funcionário da Caixa é alvo da PF por desviar R$ 300 mil das contas de clientes

Transações ilícitas foram autorizadas manualmente por um funcionário da agência de Itapipoca, no Ceará

A- A+

A Polícia Federal deflagrou nesta 5ª feira (29.ago,24), a Operação Noxious, com o objetivo de combater fraudes detectadas em uma agência da Caixa Econômica Federal em Itapipoca, Ceará. A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, como parte das investigações sobre saques fraudulentos realizados na instituição.

A investigação teve início após a Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa Econômica Federal (CEFRA) relatar atividades suspeitas. Foi identificado que, nos meses de abril, maio e junho de 2024, mais de 300 saques fraudulentos, totalizando cerca de R$ 300 mil, foram realizados sem a presença física dos clientes. As transações ilícitas foram autorizadas manualmente por um funcionário da agência de Itapipoca, utilizando suas credenciais.

Além do funcionário da agência, a operação investiga a participação de um prestador de serviços e outras pessoas ligadas ao esquema. Os crimes sob investigação incluem associação criminosa, peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações, podendo ainda ser desvendada uma possível organização criminosa e fraude bancária eletrônica.

Como medida cautelar, o funcionário suspeito teve suas funções públicas suspensas por determinação judicial. A operação, fruto de uma colaboração entre a Polícia Federal e a CEFRA, continua em andamento para esclarecer todos os detalhes do esquema criminoso e identificar outros envolvidos.

A Polícia Federal reitera seu compromisso em proteger o sistema financeiro e assegurar que fraudes contra instituições públicas sejam rigorosamente investigadas e punidas.