26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Presídio

Maníaco da Cruz faz ameças com garfo e diz dar Ibope

A- A+

Dyonathan Celestrino, conhecido como Maníaco da Cruz, 'apelido' que ganhou na adolescência após matar três pessoas em série em Rio Brilhante, surtou nesta terça-feira (8), e ameaçou os agentes penitenciários, no Instituto Penal de Campo Grande. Ele chegou a dizer que "dá Ibope na TV" durante o surto.

Relata o registro que o ocorrido se deu durante o banho de sol na quadra de esporte do pavilhão 2 do presídio, que fica no Complexo Penal, no Jardim Noroeste. Um agente foi fazer o recolhimento de Dyonathan quando o interno aproveitou a movimentação de outros presos no local para fugir e se esconder no setor de salgados da cantina do Instituto Penal.

A Polícia Civil registrou que Dyonathan se negou a voltar para a cela dele desobedecendo diversas ordens.  Ao ser ameaçado de ser levado à força, ele passou a xingar os agentes e a ameaçar todos que ali estavam com um garfo. "Quero ver quem vai me obrigar a entrar naquela cela", disse Dyonathan.

O jovem seguiu surtado e tentou atingir os agentes com o garfo, socos e chutes quando eles o imobilizaram, e o levaram para a cela. Ainda segundo o registro, após ser colocado na cela, Dyonathan passou a gritar: "eu mando na cadeia, eu mando no juiz, na promotora, eu dou Ibope pra TV".

No registro policial, também é informado que Dyonathan fica isolado dos demais internos devido a sua periculosidade, e há descrição de que esta não é a primeira vez que ele causa problemas como esse no Instituto Penal. Em 2015, ele chegou a ferir um agente penitenciário.