26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Operação da PF cumpre mandatos de prisão em MS e 8 são presos em flagrante por contabando

A- A+

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (3), a Operação Trapos, com o objetivo de desarticular associação criminosa especializada em contrabando e descaminho, no Mato Grosso do Sul.

Aproximadamente 110 policiais federais e servidores da Receita Federal do Brasil, distribuídos nos municípios de Corumbá/MS, Dourados/MS, Campo Grande/MS, São Paulo/SP, Birigui/SP, Araçatuba/SP, Sorocaba/SP e Penápolis/SP, estão cumprindo 12 mandados de prisão preventiva, 15 mandados de condução coercitiva e 21 mandados de busca e apreensão.

Entre os criminosos estão brasileiros, bolivianos e equatorianos, morando principalmente nos municípios de Corumbá/MS e Birigui/SP, que se especializaram na importação de forma clandestina de mercadorias da Bolívia, contando com a facilitação de um servidor da Receita Federal do Brasil. As mercadorias eram destinadas à comercialização em outras cidades dos estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Os investigados foram indiciados pela prática dos delitos de associação criminosa, contrabando, descaminho, facilitação ao contrabando descaminho, prevaricação, corrupção ativa, falsidade ideológica e tráfico internacional de animais. No curso da investigação, que contou com a cooperação da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Corumbá/MS, foram realizadas 8 prisões em flagrante e apreendidas aproximadamente 20 toneladas em mercadorias descaminhadas ou contrabandeadas, bem como mais de 70 pássaros silvestres de origem peruana.

Operação Trapos

A Operação Policial teve início no final do ano de 2014, recebendo a nomenclatura Trapos em alusão às mercadorias importadas clandestinamente pelos investigados, notadamente peças de vestuário.