26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

25º fase

PF deflagra Operação Lava Jato em Portugal e faz 1 prisão

A- A+

Nesta segunda-feira (21) a Polícia Federal (PF) deflagrou a 25ª fase da Operação Lava Jato essa fase aconteceu em Portugal e prendeu, o operador financeiro Raul Schmidt Felippe Júnior. Investigado pela Lava Jato desde a 10ª fase, Schmidt é tido como sócio do ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada e estava foragido.

De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, investigadores da PF e do Ministério Público Federal do Paraná (MPF-PR) acompanharam autoridades portuguesas no cumprimento da prisão e também no cumprimento do mandado de busca em sua residência, na cidade de Lisboa.

Ainda segundo a PF, Schmidt deve permanecer preso em Portugal enquanto a possibilidade de extradição é analisada. “O compartilhamento de provas colhidas hoje auxiliarão nos trabalhos desenvolvidos pela equipe Lava Jato no Brasil”, concluiu a corporação, por meio de nota.

Schmidt também teve sua prisão decretada por suspeita de corrupção, fraude, desvio de verbas públicas e crimes fiscais por ter movimentado dinheiro de contas do exterior para Mônaco mesmo após a deflagração das investigações sobre corrupção na Petrobras.