16 de agosto de 2022
Campo Grande 33º 23º

PANDEMIA NÃO ACABOU

Escalada de Covid faz Globo retomar restrições nos estúdios

O aumento de 30% no número de casos, principalmente na capital paulista fizeram a emissora recuar suas medidas mais liberais

A- A+

A Globo decidiu tomar orientações mais rigorosas contra a Covid-19 em suas dependências em São Paulo e no Rio de Janeiro por causa da escalada da doença nas duas metrópoles nesta quarta-feira (1º). O aumento de 30% no número de casos, principalmente na capital paulista, fizeram a emissora recuar suas medidas mais liberais que havia tomado nos últimos meses com a flexibilização nos estúdios. A nova política já será vista pelo público em programas de auditório nas próximas semanas.

Segundo foi apurado, as novas regras passam a vigorar pelo menos até o fim deste mês. A depender de como os números da doença se comportem, a empresa poderá novamente ser mais liberal. São duas as medidas mais duras. A primeira delas é a volta da recomendação que repórteres do Jornalismo em São Paulo usem máscaras ao ar livre.


Os profissionais estão liberados desde fevereiro para aparecer no ar sem o item de proteção no Estado de São Paulo. Mas já na edição desta quarta, jornalistas paulistas do Jornal Nacional já farão suas entradas de máscaras. 


Os repórteres já usavam máscaras em ambientes fechados, conforme recomendação da chefia. Recentemente, houve casos registrados na Redação da Globo, em São Paulo, o que fez com que Roberto Kovalick e Renata Lo Prete fossem afastados dos telejornais que apresentam. 

No Entretenimento, são duas. A primeira delas é que as plateias de programas, como Encontro, Caldeirão com Mion, Altas Horas e Domingão com Huck serão obrigadas a usar máscara para assistirem às atrações em estúdio. A liberação havia acontecido na primeira quinzena do mês passado.

Outra envolve os profissionais diretamente. Os produtores e cinegrafistas que colocam a mão na massa definitivamente voltarão a usar a máscara protetiva. Até então, produtores estavam liberados e os operadores que participavam dos trabalhos nos estúdios tinham a opção de não usar também.


Nas novelas, também há diferenças. A Globo obrigará os produtores e atores a usarem máscaras nos corredores e só tirá-las quando as gravações estiverem acontecendo. O mesmo vale para trabalhos feitos em externa, em tramas como Pantanal. Até então, o uso era facultativo.

Procurada a Globo confirmou as medidas e diz que acompanha a evolução da pandemia: "Seguimos acompanhando o desdobramento e os impactos da Covid-19 e, sempre que necessário e de acordo com as melhores práticas das áreas de saúde, nossos protocolos são revistos e atualizados para viabilizar as gravações nos Estúdios Globo com segurança para todos os envolvidos".