25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Mundo animal

Homeopatia veterinária trata animais de estimação e silvestres

A- A+

Você já ouviu falar em homeopatia na veterinária? E em tratar distúrbios comportamentais do seu animalzinho com remédios que não são tóxicos? Especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, a Homeopatia Veterinária permite tratar qualquer espécie animal, desde os domésticos e de produção (bovinos, pecuária de leite e de corte) até animais silvestres e os exóticos (iguanas, calopsistas).

No caso dos animais de companhia e de trabalho, a Homeopatia Veterinária vai muito além de um tratamento quando surge uma doença. A médica veterinária Mônica Filomena explica que a homeopatia também trata as alterações comportamentais, como medo, agressividade, excesso de latido e até mesmo aqueles animais indóceis. “É um tratamento barato, sem efeitos colaterais de intoxicação pela droga e sem risco de resistência ao princípio ativo”, diz.

Outro ponto positivo é a facilidade de administração. Os complexos homeopáticos podem ser borrifados sobre a água ou o alimento, misturado à ração ou suplemento mineral, no caso dos animais de produção. “Especificamente sobre os animais de produção, eles são criados em sistemas com menos estresse, sem necessidade de tomar injeções ou serem recolhidos toda hora no curral, porque recebem o medicamento via alimento no cocho”, explica a médica veterinária.

Para quem acha que homeopatia demora para apresentar resultados, Mônica Filomena explica que não é bem assim. “Depende do tempo que o animal tem a doença. Se for uma doença crônica, como uma dermatite de anos, vai demandar de alguns dias a alguns meses. Problemas agudos ou comportamentais levam horas só para serem resolvidos. A estória de que homeopatia demora é mito”.

A homeopatia atua bem em todos os casos clínicos em cães e gatos. Em alguns casos, os resultados são superiores aos dos tratamentos convencionais, com os medicamentos tradicionais. No caso dos distúrbios comportamentais, a homeopatia é, praticamente, a única solução. Medo de rojão, trovão, agressividade, latidos constantes, depressão pela viagem dos proprietários ou pela chegada de um bebê são alguns casos que podem ser tratados pela Homeopatia Veterinária.

Congresso Brasileiro de Homeopatia – O maior congresso de homeopatia do Brasil acontece a cada dois anos e reúne profissionais de todo o país. A 33ª edição acontece em Campo Grande (MS), entre os dias 3 e 6 de setembro de 2016. O evento é promovido pela Associação Médica Brasileira de Homeopatia (AMBH). Neste ano, junto com o Congresso, acontece O 13º Congresso Brasileiro de Homeopatia em Odontologia e o 1º Congresso de Atualização em Homeopatia Veterinária. As inscrições para o XXXIII Congresso Brasileiro de Homeopatia já estão abertas. Mais informações sobre o evento estão disponíveis emwww.congressodehomeopatia.com.br.