18 de abril de 2021
Campo Grande 30º 19º

Diversão

Na Capital, Dia da Mulher Negra será comemorado com música e dança

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, um marco na luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, racismo e desigualdades, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semmu) e da Coordenadoria Municipal de Políticas para População LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros realiza no dia 29 de julho, às 19h, no Armazém Cultural, a Noite Cultural Negra Liberdade.  

O objetivo é promover uma reflexão sobre a luta e as condições de vida das mulheres negras na sociedade, além de contribuir para o seu empoderamento dando visibilidade às suas manifestações culturais. Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Leyde Pedroso, é o reconhecimento de que há muito a ser feito para a diminuição das desigualdades que acometem essa população que corresponde a 50% das mulheres no Brasil, de acordo com o Dossiê Mulheres Negras, do Ipea.

“As mulheres negras ainda têm menor participação no mercado de trabalho, ocupam posições de menor prestígio - 57,6% se dedicam ao trabalho doméstico (Ipea) -, recebem salários mais baixos e estão mais propensas a todos os tipos de violências. Por isso dedicamos esse momento a dar voz a elas. A beleza da mulher negra, por exemplo, estará em evidência no desfile da diversidade, que levará à passarela uma representante infantil, jovem, adulta, idosa e uma cadeirante negra”, afirmou a secretária Leyde Pedroso.  

A programação conta com apresentações do grupo Dança Urbana, do África Coral, coral infantil da Comunidade Tia Eva, do grupo de capoeira Raízes da África, das drag queens Rafa Spears e Daffny Storm, além de show das cantoras negras Karô Castanha e Romilda Pizani, que interpretarão canções que representam a luta e resistência das mulheres negras. Haverá ainda oficina de turbantes, recital de poesias e comidas típicas, como acarajé e outras iguarias africanas. 

Serviço

Noite Cultural Negra Liberdade

Data: 29/07/2016

Local: Armazém Cultural

Endereço: Av. Calógeras, s/n (ao lado da Feira Central)

Horário: 19h