25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Obras literárias e filmes contam sagas de afro-descendentes no Brasil

A- A+

Mostra  de obras bibliográficas, literárias, históricas, fotográficas e até biográficas estão a disposição do público da Capital na biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim  e ficará aberta ao público, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 17h30 até o fim do mês. A exposição celebra a data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Em uma das obras está a trajetória do líder sul-africano Nelson Mandela, prefaciada por Kofi Annan e com introdução do arcebispo sul-africano Desmond Tutu e do grande líder pacifista Martin Luther King, morto por defender os direito civis dos negros norte-americanos.

Representando o Brasil, a exposição apresenta livro sobre “Grande Otelo” ícone do cinema nacional e da TV. No filme “Peléa estrela negra em campos verdes”,  conta a história sobre o maior e jogador de futebol de todos os tempos. A literatura  brinda o público com obras completas do maior escritor brasileiro, Machado de Assis, bem como do poeta do desterro, o simbolista Cruz e Souza; além de apresentar A vida de Lima Barreto cujo livro, Clara dos Anjos,trata da questão racial e suas consequências e Castro Alves, a biografia do grande poeta baiano.