26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Dia Mundial da Água: Ação realiza plantio de 300 mudas nativas na Capital

A- A+

Em prol da preservação dos leitos dos córregos e mananciais , a prefeitura de Campo Grande realizou na manhã de hoje o plantio de 300 mudas nativas no entorno do córrego Prosa, o onde fica localizada a Praça das Águas, em comemoração ao dia Mundial da Água.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Heitor Pereira de Oliveira, esteve representando o prefeito Gilmar Olarte durante ação e destacou a importância da conscientização do uso da água. “A conscientização para o uso da água tem de ser constante, não apenas em períodos graves como vemos acontecer em outras regiões”, afirmou o secretário.

?


Acadêmicos de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB participaram do plantio, assim como escoteiros Desbravadores e a orquestra do Sesc Lageado, composta por crianças. 
A escolha de espécies nativas regionais para o plantio no entorno do Prosa é importante porque tais espécies já estão adaptadas às condições ecológicas locais. As espécies de ipê roxo, ipê branco, carandá, aroeira, paineira rosa e imbirussu foram doadas pela Águas Guariroba foram cultivadas no viveiro da concessionária, que é mantido na Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles, e tem capacidade para produzir 50 mil mudas por ano.


Dia Mundial da Água 

Como parte das ações em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, no restante do mês serão ministradas palestras sobre a temática “Recursos hídricos – água e meio ambiente”. Também será realizado o lançamento da edição 2015 revisada da cartilha “De olho nas nascentes”, publicação da Semadur que visa à orientação quanto ao consumo consciente dos recursos hídricos.

Abrindo a programação comemorativa à data, a Semadur também realizou o lançamento do edital da Fase III do Programa Manancial Vivo que atenderá os produtores da sub-bacia Guariroba e Saltinho, bem como a divulgação dos pagamentos da Fase I referentes aos anos de 2013 e 2014 e a assinatura dos contratos de Pagamento por Serviços Ambientais da Fase II do Programa Manancial Vivo.

O Viveiro de Mudas Municipal também oferece mudas de plantas nativas, gratuitamente. O Viveiro fica na rua Tupaciguara, 1141, Vila Popular.