26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Pacientes com hepatite C terão acesso a nova terapia que reduz tempo de tratamento

A- A+

Pacientes com hepatite C terão a disposição, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma nova terapia que reduz o tempo de tratamento e aumenta as chances de cura da doença. A informação foi dada ontem (27) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, em solenidade alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, celebrado hoje (28).

De acordo com o ministro, o tratamento estará disponibilizado até o mês de dezembro desse ano e beneficiará cerca de 30 mil pessoas, no país. Na oportunidade também foi lançada a nova campanha publicitária de prevenção às Hepatites Virais 2015 e o novo boletim epidemiológico da doença, além do novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções. A campanha traz mensagens com alertas a população, e ainda remete a hepatite tipo B, que também traz jovens como público-alvo.  

Segundo o ministério da Saúde, o Brasil é um dos primeiros países que oferecerá, por meio do sistema público de saúde os medicamentos daclatasvir, simeprevir e sofosbuvir.Conforme o ministério, os novos remédios vão beneficiar pacientes que não podiam receber os tratamentos ofertados anteriormente, entre eles os portadores com o HIV, cirrose descompensada, pré e pós-transplante e pacientes que n~]ao apresentaram boa resposta à terapia com Interferon, ou que não se curaram com tratamento anterior. 

O ministério da Saúde lembra que os pacientes que esteverem em tratamento com os remédios Boceprevir e Telaprevir, não serão prejudicados. O fornecimento das medicações será assegurado até o final do tratamento.Segundo o ministério, nem todas as pessoas que contraíram o vírus precisam ser medicadas, mas apenas as que tiverem uma recomendação estabelecida por protocolo e avaliação médica.