HCAA
quinta, 21 de março de 2019

Reeducandos

Reeducandos de Jardim se capacitam em confecção de arreios para equinos

Por: Tatyane Santinoni09/11/2018 às 15:09
ComentarCompartilhar

Para expandir a área de atuação no mercado de trabalho e ampliar a qualificação da mão de obra, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul, por meio de diversos parceiros, disponibiliza vários cursos e novos aprendizados às pessoas privadas de liberdade.

Nesta semana, os internos do Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim, concluíram o curso de Confecção de Tralhas de Cabeça para Equinos, em material sintético – considerada um equipamento essencial utilizado como arreio para cavalgar.

Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Agepen e o Sindicato Rural de Jardim, o curso teve carga horária total de 40 horas e contou com a participação de 10 internos. Após serem avaliados, receberão certificado de conclusão do curso.

As aulas foram ministradas pelo instrutor João Rodrigues, que capacitou os internos na confecção de três peças: cabeçada, cabresto e rédeas – todos produzidos com fios de polipropileno, um material sintético altamente resistente e de baixo custo.

Durante as aulas, o instrutor ressaltou a importância do material, que garante um trabalho mais rápido e com um retorno financeiro imediato, utilizando o couro como exemplo, que além de caro, leva cerca de 30 dias para ficar pronto, pois exige muitos processos.

Para o diretor da unidade, Maycon Roslen de Melo, a capacitação vai possibilitar fonte de geração de renda quando conquistarem a liberdade. “Além de qualificar a mão de obra dos reeducandos, os cursos também permitem remição na pena”, complementou.

O atual mercado de trabalho oferece várias oportunidades aos profissionais que confeccionam as tralhas, com grande demanda em eventos típicos como rodeios, cavalgadas e clube do laço, onde a procura por produtos de qualidade e acabamento diferenciado aumentam em época de festividades.

Deixe seu Comentário

TV MS

14 de março de 2019
Câmeras filmam ação de assassinos no interior da Escola Estadual Raul Brasil

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma