25 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

'No Fran’s Café'

Renomado psiquiatra da Capital lança livro de poesia sobre suas vivências

"Dr. Marcos Estevão Moura concilia a Medicina com a literatura e reúne textos escritos ao longo da vida em obra inédita"

A- A+

Em meio ao cotidiano árduo da profissão, nos intervalos entre atendimentos aos pacientes e pesquisas médicas, o psiquiatra Marcos Estevão Moura conseguiu encontrar tempo para a poesia. Decidido a não manter seus escritos na gaveta, o Doutor irá lançar na quinta-feira (14), às 19h30 no Fran’s Café, um compilado de poemas denominado “Pedaços de Mim”. "A poesia para mim sempre foi uma coisa natural, sempre fez parte da minha vida. Um determinado dia vem a inspiração e ela sai, às vezes vai precisar ser mais elaborada, outras vezes já sai pronta”, explica o médico.

Nascido em família de escritores e apaixonado pela arte desde criança, Moura cresceu escrevendo poemas e conseguiu manter o hábito mesmo quando passou a se dedicar também à sua outra paixão, a Medicina.

No livro Moura reúne textos que foram escritos ao longo de mais de 10 anos, e que falam de sentimentos, do cotidiano, do trabalho, da família, dentre outros temas humanos. De acordo com o médico, os poemas, são pedaços do próprio autor, como o título entrega. “A literatura é uma necessidade minha, eu sempre preciso encontrar um tempo na rotina para ela. Não tem coisa mais bela que ler e escrever uma poesia”, resume o autor.

Apesar de os poemas serem retartos e relatos pessoais, segundo Estevão, decidiu publicá-los para que não caíssem no esquecimento, e também para incentivar os pacientes a exibirem seus trabalhos. “De vez em quando algum paciente me traz uma obra belíssima e fico triste de pensar que vai ficar guardada na gaveta. Tem tanta coisa boa espalhada nas gavetas desse país, tantos livros que deixaram de existir. É importante você mostrar o que produz”, defende. O autor é médico psiquiatra e psiquiatra forense com Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista na recuperação de viciados em drogas e membro do Conselho Estadual Antidrogas de Mato Grosso do Sul (CEAD/MS).

Serviço

O lançamento do livro “Pedaços de Mim” (Life Editora), do autor e médico psiquiatra Marcos Estevão Moura, será realizado amanhã, dia 14 de novembro, às 19h30 no Fran’s Café, que fica na Rua Marechal Rondon, 2453 – Centro. (Com assessoria).