MS Notícias

domingo, 31 de maio de 2020

Erva mate

14 de julho recebe árvores de erva mate em nova fase do paisagismo

Por: PMCG27/03/2020 às 17:23
ComentarCompartilhar

Se você está acostumado a tomar o tereré, bebida típica de Mato Grosso do Sul, sabe que ele é feito com a erva-mate, a mesma usada no famoso chimarrão dos gaúchos. Mas você já viu uma árvore de erva mate? Se não viu, agora é só dar uma passadinha na Rua 14 de Julho, bem no coração comercial de Campo Grande para conhecer.

Começou nesta sexta-feira (27) o plantio de árvores de erva mate, espécie que está inserida no projeto de paisagismo que a arquiteta e urbanista Maria Teresa Lemes Corrêa Fernandes desenvolveu para a requalificação da via no Reviva Campo Grande. A erva mate foi escolhida por ter um forte vínculo cultural e regional com os campo-grandenses, mas outras espécies também fazem parte desse conceito, como por exemplo, os ipês, tão característicos e populares em Mato Grosso do Sul.

A erva Mate (Ilex paraguariensis) é uma árvore nativa do Brasil e da América do Sul, presente no Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com o Paraguai. Trata-se de uma espécie rústica, ornamental, de porte mediano, que pode chegar a oito metros de altura. A florada acontece entre os meses de outubro a dezembro, os frutos amadurecem de janeiro a março e servem de alimento para os pássaros.

“Em Campo Grande, as aves, incluindo as araras, se adaptaram à movimentação das pessoas e do trânsito de veículos, então não se intimidam para comer as frutinhas, mesmo em uma área central. A árvore contribui para proporcionar condições que são atrativas para as aves e isso é muito importante para manter vivo o ecossistema em um ambiente urbano”, lembra a consultora socioambiental do Reviva, Juliana Casadei.

O projeto de paisagismo segue para a última etapa de plantio. Embora finalizado, o paisagismo tem garantida a manutenção das árvores e o acompanhamento do desenvolvimento de cada uma ao longo das dez quadras requalificadas. Lembrando que a população também pode ajudar, não jogando lixo no pé das espécies, não pendurando nada nos troncos e preservando a natureza.

Deixe seu Comentário

TV MS

15 de maio de 2020
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial
Ministério da Cidadania fala sobre auxílio emergencial

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma