14 de dezembro de 2025
Campo Grande 25ºC

AUTOMOBILISMO SUSTENTÁVEL

A história dos carros elétricos: seu surgimento e os modelos atuais

A- A+

Os carros elétricos surgiram no início do século XX nos Estados Unidos. Assim foi dito e declarado nos diversos formatos de informação ao redor do mundo. No entanto, o primeiro carro elétrico surgiu no ano de 1834 e a sua comercialização para o mundo só começou a partir do ano de 1852. Esses carros ainda não contavam com as baterias recarregáveis, que só apareceram na fase final do século XIX.

Foram os inventores franceses Camille Faure e Gaston Planté os responsáveis do surgimento desse tipo de baterias essenciais para os carros elétricos. A primeira bateria foi feita de chumbo e ácido e, por esse motivo, fabricar essa bateria de modo industrial era inviável.

Só em 1880 Camille Faure possibilitou uma nova realidade, inventando um procedimento eletroquímico. Assim, a fabricação de modo industrial de uma bateria recarregável de chumbo e ácido começou a acontecer.

A partir desse momento, o fato de ser possível recarregar a bateria permitiu que o primeiro carro elétrico adquirisse a importância que teve no início do século XX, quando foi considerado ‘o carro do futuro’.

TUDO SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

É importante entender o que é um carro elétrico e como ele funciona. Só desse jeito será compreendida a sua importância e sustentabilidade. Acontece que um carro elétrico não precisa de petróleo para funcionar, nem gás ou carvão.

O carro elétrico é chamado assim por utilizar propulsão elétrica para funcionar. É um veículo com maior eficiência que o convencional. Por que motivo? A resposta é simples: o motor elétrico transforma a energia recebida em movimento. Não precisa de gasolina, não colabora para a poluição ambiental nem acústica, não faz barulho e é mais econômico por não ter despesas de manutenção do motor.

(Fonte: Nissan)(Fonte: Nissan)

Em poucas palavras, um carro elétrico é um veículo que tem um motor que transforma a energia de uma bateria em energia mecânica. Dessa forma, permite o movimento do carro que, dependendo das suas características, pode ser híbrido, híbrido plug in, elétrico a bateria ou elétrico puro.

VANTAGENS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS

Algumas das vantagens mais importantes de um carro elétrico são:

  • Maior eficiência energética
  • Menor poluição
  • Maior vida útil
  • Menor despesa de manutenção
  • Menor ruído externo
  • Menor vibração interior
  • Maior conforto

VARIEDADE DE MODELOS

Como foi mencionado anteriormente, hoje em dia existem diversos modelos de carros elétricos: carros híbridos, híbridos plug in, elétricos a bateria e elétricos puros.

Os híbridos possuem dois motores, um elétrico e o outro a combustão. O elétrico pode funcionar a baixas velocidades ou paralelamente com o outro motor, dando apoio na aceleração. Na freada regenerativa, o carro recarrega a bateria, portanto não há necessidade de usar uma tomada.

Já os híbridos plug in, que também possuem dois motores, recarregam a bateria elétrica através de uma tomada para a rede elétrica. Do mesmo modo que os dois modelos anteriores, os carros elétricos a bateria possuem um motor a combustão e outro elétrico. No entanto, o motor elétrico é o responsável pelo movimento enquanto que o motor a combustão produz a eletricidade que alimenta o outro motor.

O carro elétrico puro possui só um motor elétrico, recarregando a bateria através de uma conexão com a rede elétrica. Hoje em dia existem modelos com uma autonomia de 200 quilômetros e outros de aproximadamente 500 quilômetros, tendo em ambos os casos uma carga completa.

Outros carros trabalham com a tecnologia e-Power, que utiliza um motor de gasolina integrado para fornecer eletricidade ao conjunto de baterias do acionamento elétrico. Este motor é utilizado somente para gerar energia elétrica, já que as rodas são impulsionadas pelo motor elétrico.

(Fonte: Nissan)(Fonte: Nissan)

É fundamental destacar que na atualidade, devido à necessidade de cuidar do meio ambiente e da crescente poluição mundial, os carros elétricos têm adquirido uma importância indiscutível devido a todas as vantagens que possuem.