26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Agentes penitenciários

Agentes penitenciários se capacitam no curso de Resposta Imediata em Situação de Crise

A- A+

Para aprimorar os serviços prestados dentro das unidades penais de Mato Grosso do Sul, constantemente os servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participam de treinamentos e novas qualificações. Desta vez, agentes penitenciários do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Nova Andradina concluíram o curso de Resposta Imediata em Situação de Crise (Risc).

A capacitação foi realizada por meio de parceria entre a direção do presídio, o 8º Batalhão da Polícia Militar e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Ao todo, três servidores da área de Segurança e Custódia foram capacitados.

Com carga horária de 50 horas, o curso foi realizado em setembro e teve como objetivo capacitar os agentes para a primeira intervenção em situação de crise urbana ou rural, utilizando técnicas policiais empenhadas no serviço cotidiano.

O objetivo foi capacitar os agentes para a primeira intervenção em situação de crise urbana ou rural.

Dentre as disciplinas estão Doutrina de Gerenciamento de Crises, Técnicas e Táticas Policiais, Primeira Intervenção em Ocorrências de Crise, Abordagem Policial, Primeira Intervenção em Ocorrência de Bombas e Explosivos, Primeira Intervenção em Ocorrências em Ambiente Hostil (Rural), Armamento, Munição e Tiro Policial.

Conforme o diretor da unidade, Edir Rubens Queiroz Campos, esse tipo de curso é de extrema necessidade, pois além de agregar conhecimento, também aperfeiçoa técnicas e táticas no enfrentamento das crises, garantindo mais segurança à sociedade.