25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Sucata

Após aprovação na Câmara, regulamentação do comércio de sucata na Capital aguarda sanção do Executiv

Proposta foi apresentada pelo vereador João César Mattogrosso (PSDB)

A- A+

Aprovado pelos vereadores nesta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Campo Grande, o Projeto de Lei n. 9.411/19, de autoria do vereador João César Mattogrosso e co-autoria do vereador André Salineiro, ambos do PSDB, dispõe sobre a atuação das empresas do ramo de sucata ou ferro velho, desmanche, comércio de peças usadas e congêneres, visando à regulamentação da atividade na Capital. O principal objetivo é criar um mecanismo para reduzir furtos e o comércio ilegal de diversos objetos, diante do crescente índice do furto de cabos e fios de cobre ou de alumínio de telefonia.

Conforme texto aprovado, fica proibida a aquisição, estocagem, comercialização, transporte, reciclagem, processamento e o benefício de materiais sem comprovação de origem, em toda a Capital. Compõem a relação desses materiais: portas de túmulos feitos de cobre, bronze ou quaisquer outros materiais, oriundos de cemitérios; placas de sinalização de trânsito; tampas de ferro de poço de visita e hidrômetros com ou sem o logotipo da empresa responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande; cabos e fios de cobre ou de alumínio de telefonia, energia elétrica, TV a cabo, internet e hastes oriundos de qualquer empresa, concessionária, prestadora de serviços públicos e privados; escória de chumbo e metais pesados.

Por outro lado, a matéria estabelece que as empresas que trabalharem com esses materiais deverão, obrigatoriamente, fazer os registros através de um livro, constando o controle de entrada e saída das mercadorias com suas respectivas origens e destinação. Além das informações escritas, as empresas também precisarão realizar o registro fotográfico dos materiais.

Um dos elementos que mais motivaram a criação da proposta de regularização para o segmento, o cobre – metal de largo emprego com maior valor e de grande aplicabilidade, é alvo de muitos furtos, pois são utilizados em cabos elétricos e de transmissão de dados. Meliantes furtam para o reaproveitamento do metal. Por esta razão, a legislação também aponta que os cabos e fios de cobre ou alumínio oriundos de rede elétrica, telefonia, TV a cabo e internet utilizados em instalações residenciais, comerciais e industriais não poderão estar sem isolamento ao ser comercializado.

De acordo com o autor do projeto, vereador João César Mattogrosso, a ideia é combater a atividade ilegal. “Como a fiscalização dos inúmeros pontos em que o cobre e outros elementos estão presentes é quase impossível, a melhor maneira é desestimular, ou mesmo evitar, pela imposição de regras para o reaproveitamento e reciclagem das sucatas metálicas”, enfatiza.

O parlamentar também reforça que não haverá prejuízo aos comerciantes. “Embora tal proibição possa, à primeira vista, parecer representar um prejuízo para os comerciantes que se utilizam desse material (cobre, bronze, alumínio, dentre outros), ela, na verdade, não o é, haja vista que, no Brasil, segundo dados estatísticos recentes, o uso do cobre secundário – isto é, proveniente do reaproveitamento de sucatas – representa menos de dez por cento dos usos totais de cobre”, segundo a justificativa do projeto.

A matéria segue para sanção do Prefeito e, se efetivada, também caberá ao Executivo Municipal regulamentar as sanções para as empresas que infringirem a Lei, no prazo de 90 dias.